A Porsche anunciou recentemente a chegada da linha 2017 dos utilitários-esportivos Macan e Cayenne. O modelo menor agora dispõe de uma nova opção de motorização em sua gama, ao passo que o topo de linha recebeu o Porsche Communication Management (PCM – gerenciamento de comunicações), sistema de entretenimento de última geração da montadora alemã.
O novo Porsche Macan traz o propulsor 2.0 litros turbo de quatro cilindros, que consegue gerar 252 cavalos de potência, entre 5.000 e 6.800 rpm, e 35,7 kgfm de torque, entre 1.600 e 4.500 rpm. Este propulsor opera com pressão de sobrealimentação de até dois bar e conta com resfriamento do ar de alimentação, injeção direta de gasolina e comando de válvulas variável.
Há ainda o VarioCam Plus, que adapta continuamente os eixos de comando das válvulas de admissão e exaustão e também controla a elevação das válvulas de escape.
Junto a ele está um câmbio automatizado PDK de sete velocidades e dupla embreagem, assim como as demais versões da linha do Porsche Macan, enquanto a tração é a Porsche Traction Management (PTM) nas quatro rodas. Segundo dados da marca, a nova variante consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos ou 6,5 s se for equipado com o pacote opcional Sport Chrono. A velocidade é limitada a 229 km/h. Quanto ao consumo, a marca diz que o carro faz entre 13,5 e 13,8 km/l.
Entre os equipamentos do Porsche Macan, há suspensão com gerenciamento ativo e amortecedores adaptativos, rodas de 18 polegadas, sistema de escapamento com dupla ponteira em aço escovado, banco do motorista com oito regulagens elétricas, bancos com revestimento em Alcântara, sistema PCM de entretenimento, tampa do porta-malas elétrica e sistema de alerta de saída de faixa.
A Porsche vai lançar o novo Macan 2.0 no Brasil no segundo semestre deste ano. O preço, porém, ainda não foi definido.
Já o novo Porsche Cayenne agora oferece de série em todas as versões o sistema PCM, com tela sensível ao toque de sete polegadas. O equipamento traz interface do usuário com operação intuitiva, sensor de proximidade, Bluetooth, conexão USB, entrada para cartão SD, sistema Apple CarPlay, entre outros.
Há ainda um novo módulo de navegação, que traz mapas em alta resolução e 3D para algumas regiões, além de comandos por voz. Como opcional, há o Connect Plus, que conta com informações de trânsito em tempo real e serviços online Google Street View e Google Earth.
Outro recurso do PCM é o aplicativo Porsche Car Connect, que permite que os usuários controlem certas funções do veículo remotamente a partir de um smartphone e o acesso a dados como o nível do tanque de combustível do carro.
O Cayenne 2017 também tem chegada ao Brasil programada para o final deste ano.