Nomeado até o momento de Cajun, o futuro SUV da Porsche teve sua produção anunciada nesta última terça-feira (18). O primo do Audi Q5 será produzido na fábrica de Leipzing, na Alemanha, com um investimento de 500 milhões de euros, aproximadamente 1,2 bilhão de reais.
O local onde será fabricado o Porsche Cajun tem 17 hectares e deverá gerar cerca de mil postos de trabalho. De acordo com a fabricante alemã, o irmão menor do Cayenne deverá chegar ao mercado europeu no final de 2013 e “brigar” com o BMW X3, Mercedes GLK e Range Rover Evoque.
Do Q5 virão a plataforma e motores, como o 3.0 litros TDI a diesel, que deverá gerar mais de 300 cv, e outros dois a gasolina: 2.0 TFSi de 220 cv e 3.0 V6 de 300 cv.
a Porsche está se perdendo….primeiro o Cayenne V6, depois o Panamera horroroso, agora esse Cajú que nem motor Porsche vai ter. Daqui a pouco a Porsche vai ficar como os outras marcas do grupo VW: sem muita tradição.
É arriscado uma marca com toda a tradição da Porsche ficar se arriscando como novos modelos como esse Cajun, já fizeram o Cayenne e o Panamera, não precisa criar novas categorias dentro da marca. É inegável o sucesso do Cayenne e do Panamera, mas também a marca se perde como disse o LeandroPi, talvez o maior problema seja o grupo Volkswagen que quer lucro , lucro, lucro e números exorbitantes de vendas. A Porsche não precisa de mais um SUV, já tem o Cayenne, chega de criar novos modelos. Em minha opinião, se a Porsche continuar assim ela vai acabar virando Audi.
Engraçado lendo os comentários acima me recordei de algo, como se tivesse voltado no tempo a quase 10 anos atras ali por 2002, 2003, quando a porsche lançou o Cayenne e que muitos revoltados queriam abandonar a marca dizendo que era um sacrilégio uma marca de tradição de super esportivos lançar um SUV, eu acredito no sucesso do cajun espero que no Brasil custe menos de 250 mil reais com o motor 2.0 turbo, a porsche vai vender como nunca, por que muitas pessoas hoje nao podem dar mais de 400 mil num cayenne nem panamera, e será esse modelo a oportunidade de adquirir um porsche além do futuro 550 Spyder que será menor que o boxster que será mais barato que o cajun, a porsche só quer fazer modelos de entrada sem perder luxo nem tradição com preços mais competitivos para atingir sua meta de vendas historica a partir de 2015.
Billy, é verdade, o ceticismo é semelhante, mas a situação é diferente. O Cayenne se mostrou o melhor SUV de sua época e catapultou a qualidade do segmento (é só lembrar das primeiras versões de ML e X5). Além disso, o Cayenne foi lançado somente com motores V8 próprios da Porsche e era um carro excelente no off-road. Enfim, ele era arriscado mas surpreendeu. E foi um baita sucesso justamente por ser um baita produto. O Panamera se sustenta por causa das vendas na China e é outro baita carro (horrível, mas com um chassis próprio da Porsche e que é equilibradíssimo). Não que o Cajun deva ser ruim (o Audi Q5 é um bom carro afinal) mas agora ele não terá motores Porsche e nem aptidão off-road e menos ainda desemepnho de superesportivo. ou seja, é apenas um carro de imagem, sem nada de Porsche além do distintivo. Isso é algo perigoso, mesmo que o preço baixo atraia mais compradores. Acho, na minha modesta opinião, que se a idéia é aumentar vendas com produtos baratos, então que lancem esportivos menores que o Boxser/Cayman (como vc citou), com motores 4 cilindros turbinados (mesmo que da VW) mas com engenharia Porsche. E lembrando que o mundo está cheio de carros de marcas premium que não honraram o distintivo e foram grandes fracassos (ex: Jaguar X-Type, Cadillac Catera…)
além´, é claro, do próprio VW-Porsche 914, um grande fracasso dos anos 70 que não era visto minimamente como um Porsche até ganhar um motor 6 cilindros….próprio da Porsche!!!
Sou fa do porsche tradicional, aquele q lembra os velhos tempos!!! Agora SUV parece q nao tem mto a ver com porsche.
A cara eu gosto muito da porsche Cayenne, pena que é muito caro.