O campeão das 24 horas de Le Mans de 2015 a 2017 vai se aposentar e a Porsche resolveu testar o carro sem as limitações do regulamento da WEC (World Endurance Championship) e o resultado foi que o Porsche 919 Hybrid Evo pilotado por Neel Jani percorreu o circuito de Spa-Francorchamps de 7,004 km em 1:41,770 minutos, superando o recorde anterior de Lewis Hamilton com o Mercedes F1 em 0.783 segundos. Jani alcançou uma velocidade máxima de 359 km/h uma velocidade média de 245,61 km/h.
Os regulamentos técnicos da FIA para o WEC e para Le Mans resultaram com sucesso na competição entre os protótipos híbridos de classe 1 conceitualmente muito diferentes da classe 1 da Audi, Porsche e Toyota. Como consequência, isso nunca permitiu que a pergunta – qual seria o potencial do Porsche 919 Hybrid se ele não estivesse encadeado pelas limitações – fosse respondida; até agora.
O Porsche 919 Hybrid Evo tem todo trem de força igual ao modelo campeão do WEC. O 919 é alimentado por um motor V4 de dois litros e dois sistemas diferentes de recuperação de energia – energia de frenagem do eixo dianteiro combinada com a energia de escape. O motor de combustão aciona o eixo traseiro enquanto o motor elétrico impulsiona o eixo dianteiro para acelerar o carro com tração nas quatro rodas. Ao mesmo tempo, recupera energia do sistema de exaustão que de outra forma passaria sem uso para a atmosfera. A energia elétrica proveniente dos freios dianteiros e do sistema de exaustão é armazenada temporariamente em uma bateria de íons de lítio.
Os regulamentos do WEC limitavam a energia do combustível por volta usando um medidor de fluxo de combustível. A saída do motor de combustão V4 naquela época era de cerca de 500 HP. Livre dessas restrições, equipado com um software atualizado, mas executando o combustível de corrida regular (E20, contendo 20% de etanol), o 919 Hybrid Evo oferece 720 HP.
A quantidade de energia dos dois sistemas de recuperação que poderiam ser usados no Spa 2017 foi de 6,37 megajoule. Isso foi de longe abaixo do potencial dos sistemas. Em sua volta recorde, Neel Jani teve um aumento total de 8,49 megajoule – a produção da e-machine aumentou em 10% de 400 para 440 HP.
Os engenheiros também desencadearam a aerodinâmica do 919 Evo dos regulamentos. O novo difusor dianteiro maior agora equilibra a asa traseira nova e muito grande, ambos os quais controlaram ativamente sistemas de redução de arrasto. Os sistemas operados hidraulicamente ajustam a borda traseira do difusor dianteiro e abrem a fenda entre o plano principal da asa traseira e a aba, respectivamente, para aumentar a eficiência aerodinâmica do Evo. Sob o Evo, as palhetas e o piso giratórios foram otimizados com saias laterais de altura fixa para aumentar o desempenho aerodinâmico novamente da forma mais eficiente possível. No total, as modificações aerodinâmicas resultaram em força descendente 53 % maior e um aumento na eficiência de 66 % (comparado com a qualificação do 2017 Spa WEC).
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Comparado com o carro em corrida, o peso seco foi reduzido em 39 kg para 849 kg. Para conseguir isso, tudo foi removido do que não é necessário para uma única volta rápida: ar-condicionado, limpador de pára-brisa, vários sensores, dispositivos eletrônicos de controle de corrida, sistemas de luzes e sistema de tomadas pneumáticas.
A parceira de pneus de vários anos da Porsche, Michelin, ficou imediatamente interessada em trabalhar com um carro que produz mais força descendente do que um carro de Fórmula 1. Mantendo as dimensões do pneu, o objetivo era aumentar significativamente o nível de aderência. A Michelin desenvolveu novos compostos para fornecer a aderência necessária sem comprometer a segurança.
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