A Porsche apresentou durante o Salão de Genebra, na Suíça, o novo 911 R. Trata-se de uma versão do superesportivo destinada a puristas, com características de carro de corrida, mas com permissão para circular em estradas. O novo modelo é equipado com um motor 4.0 litros naturalmente aspirado e uma transmissão manual de seis velocidades.
O novo Porsche 911 R (o R se refere à Racing, de competição) traz um propulsor de seis cilindros, capaz de gerar 500 cavalos de potência, a 8.250 rpm, e 46,9 kgfm de torque, a 6.250 rpm. Aliado ao câmbio manual esportivo, este bloco consegue fazer o carro acelerar de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e alcançar velocidade máxima de 323 km/h.
Com peso de 1.370 kg, o 911 R é 50 kg mais leve que o 911 GT3 RS, sendo o modelo mais leve da linha. O modelo tem capo e para-lamas em fibra de carbono e teto em magnésio, o que rebaixa o centro de gravidade do veículo, além de vidros laterais e traseiros substituídos por plástico, redução do isolamento interno e ausência do banco traseiro.
Itens como ar-condicionado e sistema de som também foram retirados, mas ainda podem equipar o Porsche como opcionais.
Nos demais destaques, há bloqueio mecânico do diferencial traseiro, freios de composto de cerâmica com discos de 410 milímetros na dianteira e 390 mm na traseira, pneus Ultra High Performance com 245 mm de largura na dianteira e 305 mm na traseira que calçam rodas forjadas de liga-leve com 20 polegadas e porca central em alumínio fosco.
O superesportivo traz ainda uma nova versão do Porsche Stability Management (PSM – gerenciamento de estabilidade), além de função de dupla embreagem nas reduções de marchas, volante do motor com massa única como opcional, sistema de levantamento da distância livre do solo do eixo dianteiro em cerca de 30 mm (opcional), entre outros.
No visual, o 911 R se assemelha com o Carrera, com destaque para o defletor traseiro retrátil, difusor traseiro e spoiler redesenhado na dianteira. Os para-choques foram herdados do GT3, enquanto o sistema de escapamento esportivo é construído em titânio, material mais leve.
Por dentro, há bancos do tipo concha totalmente em carbono com painéis centrais de tecido com design Tartan Pepita, relembrando o primeiro 911 dos anos 1960, além de volante esportivo com 360 mm de diâmetro, frisos decorativos de carbono e tirantes no lugar das maçanetas internas.
A nova versão do Porsche 911 terá produção limitada a 991 unidades e tem chegada prevista ao Brasil para o segundo semestre de 2016, ainda sem preço definido. Na Alemanha, o modelo será vendido a partir de maio por 189.544 euros.