Para estrear na pista de Nürburgring, a Porsche anunciou a chegada do novo 911 GT3 R, versão do superesportivo baseada no modelo de rua 911 GT3 RS para concorrer nos campeonatos GT3 ao redor do mundo. O novo modelo chega destacando a diminuição de peso, melhor eficiência aerodinâmica, redução de consumo, maior facilidade de manobra e segurança mais reforçada, além de custos mais baixos com assistência e peças.
O novo Porsche 911 GT3 R é equipado com teto com bolha dupla e, em relação a geração anterior, teve seu entre-eixos aumentado em 8,3 centímetros. O centro de gravidade do modelo também está mais baixo, graças a aplicação sistemática de soluções de baixo peso para a carroceria, acessórios e suspensão.
Além disso, para ficar mais leve, o bólido traz construção inteligente com material composto de alumínio-aço e também polímero reforçado com fibras de carbono (CFRP) no teto, capota, carenagem, arcos das rodas, portas, seções laterais e traseiras e tampa traseira.
O motor que equipa o novo Porsche 911 GT3 R é um 4.0 litros com seis cilindros opostos, que segue a mesma linha da versão de estrada 911 GT3 RS, com injeção direta de gasolina (que opera a pressões de até 200 bar) e temporização variável das válvulas. Este propulsor é capaz de gerar mais de 500 cv.
Junto ao motor está um câmbio sequencial de seis velocidades com engrenagem de dentes retos da Porsche, diferencial autoblocante mecânico e troca de marcha pneumática por meio de alavancas.
A aerodinâmica do Porsche 911 GT3 R também segue a linha de versão de rua, com destaque para as aberturas de entrada de ar nos arcos das rodas na carenagem dianteira e asa traseira com dois metros de largura e 40 centímetros de extensão longitudinal.
Os freios também são novos. No eixo dianteiro, há pinças de freio monobloco de alumínio feitas para corridas, com seis pistões, combinadas com discos de freio de aço ventilados e ranhurados, com 380 milímetros de diâmetro. Já as rodas traseiras vêm equipadas com pinças de quatro pistões e discos de 372 milímetros.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
O GT3 R oferece ainda novos itens de segurança. A capacidade da célula de combustível de segurança FT3 com reforço adicional teve um aumento de 12 litros e agora comporta 120 litros, sendo que o tanque agora conta com uma válvula de corte de combustível de segurança. As portas e as janelas laterais podem ser removidas, enquanto os bancos esportivos oferecem proteção ainda maior. Já a escotilha de escape no teto ficou ainda maior.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.