A Porsche anunciou recentemente a chegada da linha 2016 do 911 Carrera, que apresenta as primeiras grandes mudanças da atual geração do modelo. Agora o superesportivo é equipado com um novo motor biturbo de seis cilindros, que de acordo com a montadora alemã oferece maior desempenho e menor consumo de combustível. O automóvel recebeu ainda mudanças no visual e no interior.
O novo 911 Carrera 2016 é equipado com um propulsor de 3.0 litros biturbo, que rende 370 cavalos de potência e 45,9 kgfm de torque, entre 1.700 rpm e 5.000 rpm. O modelo Carrera S tem 420 cv e 51 kgfm. Nos dois casos, houve um aumento de 20 cv e 6,1 kgfm.
Com o câmbio automatizado PDK e pacote Sport Chrono, o Carrera acelera de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e alcança velocidade máxima de 295 km/h, sendo 0,2 s mais rápido e com máxima 6 km/h maior que a linha anterior. No Carrera S, são necessários 3,9 s (0,2 s a menos) e a velocidade é limitada a 308 km/h.
Quanto ao consumo, o novo 911 Carrera tem média de 13,5 km/l na versão convencional com transmissão automatizada e 12,9 km/l no Carrera S. Com isso, o modelo está 12% mais eficiente.
Agora o bólido é equipado com interruptor de Modo, posicionado no volante (novo, derivado do 918 Spyder), que oferece quatro modos de condução: Normal, Sport, Sport Plus e Individual. Há ainda o Sport Response, capaz de influenciar diretamente na capacidade de resposta do veículo a uma aceleração máxima de 20 segundos, antes de manobras de ultrapassagem, por exemplo.
Outra novidade da nova linha do Porsche 911 Carrera é o PASM (Gerenciamento Porsche de Suspensão Ativa), que consegue diminuir a altura do chassi em até 10 cm, melhorando a estabilidade em curvas. Há também novos amortecedores, sistema de direção ativa do eixo traseiro e novos pneus.
O visual do modelo traz como destaque os novos faróis com quatro pontos de luzes diurnas, novos para-choques, rodas redesenhadas, maçanetas com novo formato, tampa do motor com novas aletas verticais e lanternas com novo layout interno.
Aprenda dicas de pilotagem com um ex-piloto de Fórmula 1
Já no interior, a novidade fica por conta de um novo sistema multimídia com tela multitoque de 7 polegadas, que oferece módulo de navegação online, controles por voz, informações de trânsito em tempo real, Apple CarPlay, integração com Google Earth e Street View, entre outros. Há também uma nova bandeja de smartphones no apoio de braços central, com carregador integrado. Entre os opcionais, há assistente de mudança de faixa, controle de velocidade automática e controle de cruzeiro adaptativo.
Na Europa, o novo 911 Carrera 2016 começa a ser vendido em dezembro, com preços que variam de 96,6 mil euros a 123,9 mil euros (R$ 430,9 mil e R$ 552,6 mil, respectivamente).
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.