Na semana passada, estávamos na coletiva da Fiat e nesta, na da Volkswagen. Em comum, ouvimos das duas marcas que elas são líderes. Claro, cada uma na sua visão: a Fiat é, digamos, a autêntica porque domina na soma de automóveis e comerciais leves. Já a Volks só leva em conta os veículos de passeio, onde realmente está à frente. Mas 2009 foi marcado por muitas promessas, principalmente da marca alemã, que quer voltar ao 1º lugar.
Mas, depois de tantos lançamentos e recordes de vendas, por que a Volks não passou a Fiat? Mergulhamos nos números para entender o que mudou entre 2008 e 2009, no período entre janeiro e outubro e a constatação, não exatamente surpreendente é que os comerciais leves seguraram a Fiat na liderança.
Reparem no gráfico acima. Nas cores mais claras, estão as vendas de 2008 das duas montadoras. Nos tons escuros, as deste ano. Graças ao Gol G5 e, principalmente, ao Voyage, a VW passou a Fiat em vendas de compactos mesmo com o bom desempenho do Siena e da Palio Weekend. Até outubro, o placar era de 496,9 mil para a Volks e 494 mil para a Fiat.
Ou seja, um empate técnico. Na categoria dos médios, ambas avançaram, sobretudo a Fiat por causa do Linea, um sedã onde ela estava sem representante antes. Já a Volks conseguiu algum progresso com o Golf, Jetta e o Bora. Mas a verdade é que as duas são muito fracas nesse segmento. A alemã vendeu quase 26 mil unidades aí e a Fiat, pulou de 15,9 mil para 21 mil. A Honda, apenas com o Civic, vendeu até agora quase 44 mil unidades.
No segmento premium, a Volks está sozinha. A Fiat tem o Cinquecento, mas ele não influencia no resultado final.
Eis que entre os comerciais leves a vantagem da montadora de Betim aparece. Até outubro, ela emplacou mais de 95 mil utilitários entre Fiorino, Doblò, Ducato e, sobretudo, a picape Strada. A rival de São Bernardo do Campo amargou uma queda significativa nessa categoria, de 51,4 mil para 46 mil em 2009.
Novas peças no tabuleiro
Por tudo isso, 2010 se desenha como um ano decisivo para elas. A Volks reconhece seu ponto fraco e o atacará com a nova Saveiro, que ainda precisa embalar, e com a Amarok, a picape média que não tem concorrente na Fiat, por enquanto. Como reforço teremos a nova SpaceFox e outras 11 novidades.
Já a marca italiana prepara uma resposta para voltar a dominar o segmento compacto, o Projeto 327 que dará origem a um modelo que futuramente sucederá o Uno Mille. Para reforçar o time dos médios, que conta com o Linea e o Stilo, chegará ao mercado o Bravo, um hatch médio sofisticado e belo, além da minivan Idea reestilizada. E, claro, outras novidades surgirão como prometido no lançamento do Doblò, em Maceió.
2010 será um imenso jogo de xadrez entre italianos e alemães, mas quem precisa ganhar essa partida é o consumidor, com produtos confiáveis e modernos.