Enfim, a Volkswagen definiu o que fazer com a linha Polo no Brasil. Segundo o editor Daniel Messeder, da revista Auto Esporte, a montadora alemã dará destino diferente para as versões hatch e sedã. Enquanto o primeiro terá apenas um facelift para seguir com a mesma plataforma o segundo será vendido aqui na nova geração, lançada este ano.
A lógica do pensamento da VW é a seguinte: já que o novo Polo Sedan será produzido no México – juntamente com o novo Jetta – para ser vendido nos Estados Unidos, sua importação é obrigatória por causa da isenção de impostos. Tal qual nos EUA, o Polo Sedan será rival aqui do “new” Fiesta Sedan e do Honda City.
Como não desfruta da mesma admiração “ianque”, a versão hatch da nova geração foi vetada na fábrica mexicana. Sem ela, resta a Volks apenas uma tentativa de melhorar o Polo atual para mantê-lo competitivo e fazer a ligação entre o atual Fox e o futuro Golf que será fabricado em São José dos Pinhais. Importar a nova geração do Polo hatch de outros mercados como o russo ou o indiano é inviável. Segundo Messeder, mesmo essa opção de reestilização ainda não é certa o que o um futuro incerto para o modelo, que chegou em 2002 ao Brasil e modernizou a marca desde então.