Ele não foi um modelo sucesso de vendas nem substituiu o Gol, como chegou-se a aventar na época, mas o Volkswagen Polo foi um dos veículos mais importantes na história da indústria automobilística brasileira. O modelo está prestes a sair de cena – a Volkswagen já na consta da lista de modelos no site da marca há algumas semanas e emplaca cada vez menos carros.
Ao contrário da Kombi, que teve até campanha de deslançamento, o Polo dá adeus de forma discreta sem que a montadora fale no assunto. Segundo BlogAuto apurou, o Polo já não é produzido desde o ano passado – em seu lugar já está em produção o Jetta, que ganhou linha de montagem nacional para escapar das cotas mexicanas.
Nem por isso, o compacto merece menos reverência. Lançado no país em 2002, o Volkswagen Polo introduziu várias tecnologias e processos na Volks brasileira entre eles o admirado câmbio manual MQ-5, de trocas precisas, a direção eletro-hidráulica e outros atributos que fizeram dele uma espécie de precursor dos compactos premium que hoje praticamente dominam esse segmento.
Sua plataforma ainda renderia indiretamente dois produtos importantíssimos em volume na VW. Primeiro o Fox, que até versão para a Europa teve, e o Gol G5, que aposentou a velha arquitetura do primeiro modelo, nascida no início da década de 1980.
Veja também: 10 carros mais caros em 2014 nos leilões
Infelizmente, o custo elevado de produção e o refinamento não tiveram impacto significativo nas vendas e nem permitiram que um sucessor pudesse dar sequencia à sua história em nosso mercado. Pena. Para o seu lugar, a Volks hoje vende o anabolizado Fox, que subiu de patamar e tomou o lugar do modelo que lhe deu a ‘costela de adão’.
Jetta nacional
Para ocupar seu espaço em São Bernardo do Campo, na unidade Anchieta, a Volks começou a produção do Jetta nacional. Programado para o segundo semestre, o sedã deve ganhar mais uma série de mudanças, entre elas o motor 1.4 turbo no lugar do velho 2.0 aspirado. Uma boa notícia.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.