Ele não foi um modelo sucesso de vendas nem substituiu o Gol, como chegou-se a aventar na época, mas o Volkswagen Polo foi um dos veículos mais importantes na história da indústria automobilística brasileira. O modelo está prestes a sair de cena – a Volkswagen já na consta da lista de modelos no site da marca há algumas semanas e emplaca cada vez menos carros.
Ao contrário da Kombi, que teve até campanha de deslançamento, o Polo dá adeus de forma discreta sem que a montadora fale no assunto. Segundo BlogAuto apurou, o Polo já não é produzido desde o ano passado – em seu lugar já está em produção o Jetta, que ganhou linha de montagem nacional para escapar das cotas mexicanas.
Nem por isso, o compacto merece menos reverência. Lançado no país em 2002, o Volkswagen Polo introduziu várias tecnologias e processos na Volks brasileira entre eles o admirado câmbio manual MQ-5, de trocas precisas, a direção eletro-hidráulica e outros atributos que fizeram dele uma espécie de precursor dos compactos premium que hoje praticamente dominam esse segmento.
Sua plataforma ainda renderia indiretamente dois produtos importantíssimos em volume na VW. Primeiro o Fox, que até versão para a Europa teve, e o Gol G5, que aposentou a velha arquitetura do primeiro modelo, nascida no início da década de 1980.
Veja também: 10 carros mais caros em 2014 nos leilões
Infelizmente, o custo elevado de produção e o refinamento não tiveram impacto significativo nas vendas e nem permitiram que um sucessor pudesse dar sequencia à sua história em nosso mercado. Pena. Para o seu lugar, a Volks hoje vende o anabolizado Fox, que subiu de patamar e tomou o lugar do modelo que lhe deu a ‘costela de adão’.
Jetta nacional
Para ocupar seu espaço em São Bernardo do Campo, na unidade Anchieta, a Volks começou a produção do Jetta nacional. Programado para o segundo semestre, o sedã deve ganhar mais uma série de mudanças, entre elas o motor 1.4 turbo no lugar do velho 2.0 aspirado. Uma boa notícia.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.
Quero só ver esse motor 1.4 turbo se não vai ser um fiasco e em 2 anos todos com o motor batendo
Entrei aqui pra conhecer o site e já vi que só tem cherreteiro comentando assunto de carro aqui
só um imbecil como você pra falar uma asneira como essa…
É uma pena…
Agora a VW tem o Voyage e o Jetta, sendo o Voyage, um pouquinho mais barato (pouquinho pois poderia ser mais barato ainda) e o Jetta com o preço elevado. O Polo, estava no meio… tanto em preço como em qualidade interna de refinamento. Agora, se quiser um sedã, ou você vai no basicão do Voyage ou no Carão do Jetta, que é baita sedã, mas falando a verdade, tá um pouquinho salgado.
Tenho um na garagem é 2008/2009 foi bem cuidado desde 0km, ainda hoje anda e parece novo. manutenção apenas a periodica, quebrar peças e partes…nada. O silencio ao rodar ainda é espetacular, o cuidado com acabamento aparente e até o que nem está aparente, nem se fala. O cuidado com a montagem me surpreende sempre que preciso ou quero dar uma “futucada” em alguma coisa. E agora, desculpa, dona VOLKS, mas neste quesito (qualidade de montagem e acabamento) o seu NOVO FOX é um lixo MUITO, mas MUITO caro.
Ainda na garagem de casa temos um C3 do novo….que coisa linda, quanto estilo, que visual lindo o parabrisas zenith e o painel do carro, os bancos em couro, as rodas com cromados, putz, coisa linda….mas e qualidade da montagem do citroen….meu Deus, quanta diferença é muito ruim… Por exemplo, os ruídos internos e externos é uma festa a bateção (no POLO nunca troquei nada de suspensão, no C3 já foi um par de balanças e ainda tem mais, pq os muitos ruídos continuam). Feche as portas e o barulho das de trás parece de carro velho, as do Polo, mesmo com 5 anos de uso indicam a qualidade.
Isso sem contar os defeitos de fabricas, que me fizeram ficar sem o C3 por quase 2 meses, ele deu problemas no motor e precisamos aguardar as peças.
OBS: tivemos um C3 do antigo que foi roubado e posso dizer que a Citroen evoluiu muito, mas ainda assim passa longe do Volks no quesito qualidade da montagem e nos acabamentos internos. Fico imaginando se na França o C3 é ruim assim e imagino que não…