Mesmo sem muitas novidades nos últimos anos, o Fiat Idea vem mantendo com folga a segunda posição no ranking de minivans compactas. Foi líder em 2006, 2007 e 2008; perdeu o posto em 2009 e neste ano está largamente à frente do Nissan Livina e “colada” no Chevrolet Meriva – na soma de janeiro à 1ª quinzena de julho, a diferença é de pouco mais de 1.000 carros para o atual líder. Considerando as novidades do modelo e o histórico de vitórias sobre o rival da GM, é bem provável que a minivan mineira retome a dianteira do segmento ainda neste ano.
Isso porque as mudanças na linha 2011 não se limitam a rodas emprestadas de um carro maior e novo CD player, as principais novidades que a GM implantou no Meriva mês passado. O Idea mudou sensivelmente estética e dinamicamente. Não se trata, claro, de uma revolução a ponto de determinar uma nova geração. Mas a renovação vai além de um simples facelift. O desenho da minivan está diferente, exalando um ar de modernidade, principalmente por causa das lanternas iluminadas por LEDs, casadas com a nova tampa do porta-malas bem resolvida e o para-choque também acertadamente redesenhado. Na frente, faróis de dupla parábola avançando sobre o capô e a nova grade fazem a timidez do Idea ser coisa do passado.
Por dentro, detalhes como novos volante e revestimentos dos bancos agradam, mas o desenho do console central, inalterado, denuncia que a idade está chegando para o Idea.
Rodando, tanto o Idea Essence, com o bloco 1.6 16V (115/117 cv), quanto os Sporting e Adventure com o 1.8 16V (130/132) mostram que a minivan precisava mesmo de novos motores. O maior, naturalmente, dá mais ânimo ao carro. Mas a cavalaria a mais não ofusca o desempenho do propulsor menor. Pelo contrário: a versão mais equilibrada (e que a Fiat espera ter maior volume de vendas) é a Essence, que só traz o 1.6 16V. Descartando a bizarra Adventure e a simpática Sporting, essa configuração é a compra mais racional. Seja “pelada”, por R$ 45 610, ou dignamente equipada, com ABS, airbag e ar-condicionado – que, ainda assim, não chegará ao preço do catálogo de entrada da versão esportiva, que não conta, de série, com os dois essenciais equipamentos de segurança.