Mesmo sem muitas novidades nos últimos anos, o Fiat Idea vem mantendo com folga a segunda posição no ranking de minivans compactas. Foi líder em 2006, 2007 e 2008; perdeu o posto em 2009 e neste ano está largamente à frente do Nissan Livina e “colada” no Chevrolet Meriva – na soma de janeiro à 1ª quinzena de julho, a diferença é de pouco mais de 1.000 carros para o atual líder. Considerando as novidades do modelo e o histórico de vitórias sobre o rival da GM, é bem provável que a minivan mineira retome a dianteira do segmento ainda neste ano.
Isso porque as mudanças na linha 2011 não se limitam a rodas emprestadas de um carro maior e novo CD player, as principais novidades que a GM implantou no Meriva mês passado. O Idea mudou sensivelmente estética e dinamicamente. Não se trata, claro, de uma revolução a ponto de determinar uma nova geração. Mas a renovação vai além de um simples facelift. O desenho da minivan está diferente, exalando um ar de modernidade, principalmente por causa das lanternas iluminadas por LEDs, casadas com a nova tampa do porta-malas bem resolvida e o para-choque também acertadamente redesenhado. Na frente, faróis de dupla parábola avançando sobre o capô e a nova grade fazem a timidez do Idea ser coisa do passado.
Por dentro, detalhes como novos volante e revestimentos dos bancos agradam, mas o desenho do console central, inalterado, denuncia que a idade está chegando para o Idea.
Rodando, tanto o Idea Essence, com o bloco 1.6 16V (115/117 cv), quanto os Sporting e Adventure com o 1.8 16V (130/132) mostram que a minivan precisava mesmo de novos motores. O maior, naturalmente, dá mais ânimo ao carro. Mas a cavalaria a mais não ofusca o desempenho do propulsor menor. Pelo contrário: a versão mais equilibrada (e que a Fiat espera ter maior volume de vendas) é a Essence, que só traz o 1.6 16V. Descartando a bizarra Adventure e a simpática Sporting, essa configuração é a compra mais racional. Seja “pelada”, por R$ 45 610, ou dignamente equipada, com ABS, airbag e ar-condicionado – que, ainda assim, não chegará ao preço do catálogo de entrada da versão esportiva, que não conta, de série, com os dois essenciais equipamentos de segurança.
Gostei da frente, mas a traseira está estranha, e o interior…pq não melhoraram????
Eu gostei da traseira mas não da frente. Acho que a Fiat acertou em cheio com este motor etorq 1.6 16v. Aqueles motore 1.8 defasado da GM sempre me desanimaram a pegar uma Idea (motor 1.4 é muito fraco para um carro deste tamanho). Resta saber se o cambio Dualogic vale a pena…
Muito bonita e com estes novos motores, não terá concorrência que impeça a sua natural e trdicional liderança. Prabéns FIAT.
A FIAT é campeã em rodas horríveis de série………..tenha dó.
Concordo c/ vc eduardo, até a gm tem rodas melhores que as da fiat,o carro fica bonito em tudo, só que esqueceram de um detalhe: avisar p/ o desenhista colocar rodas novas!
Hj, domingo, RJ, lendo meu jornal, me deparo com um anúncio de uma concessionária fiat vendendo o idea a 44 mil dinheiros versão 2010 (deve ser pra acabar com o estoque "velho") à vista, e à prazo, um total, pasmem!!!! ==> 87 mil dinheiros em 5 anos de prestações. Vc ainda quer mesmo comprar carro zero? Boa Sorte!
concordo com vc luiz!!!
bom, mas pelo menos na versão adventure vem um estepe atrás de detalhe
O interior não mudou. Na Argentina, Idea Adventure versão mais completa custa R$ 34 mil …. Não faz muito, na Argentina um Passat custava R$ 48 mil – pessoal, não comprem carros novos em Setembro – ou evitem de vez comprar carros zero – vamos divulgar. Chega de bancarmos os palhaços do Mercosul.
Acho que foi um tapa no visual,que deverá render á Fiat,aumento nas vendas,quem sabe até,superar a Meriva no ranking dos monovolumes pequenos.
Acredito no poder de venda do Novo Idea, ficou um veículo muito bonito, e como motores melhores, a vensão esportiva ficou linda…….parabéns a Fiat.