A Yamaha colocou piloto brasileiro Rafael Paschoalin com a naked MT-07 para competir na subida do Pikes Peak, em Colorado Springs, nos Estados Unidos. A competição, que já está em sua 101ª edição, se sobressai pelo elevado grau de dificuldade; com uma subida de uma sinuosa estrada com 20 km de percurso e 156 curvas. Na prova, a largada acontece a cerca de 2.300 metros de altitude e chega a mais de 4.300 m.
O piloto da Yamaha competiu na categoria Middleweight, uma das mais disputadas da competição; onde os competidores estão autorizados a utilizar motores de dois ou quatro tempos que não excedam quatro cilindros e tenham entre 501 e 750 cilindradas. O modelo escolhido foi uma MT-07, que usa um motor bicilíndrico crossplane de 689 cc, com 74,8 cv de potência máxima.
“A MT-07 é uma motocicleta de respostas contundentes, ágil e rápida nas mudanças de direção e seu grande torque a torna rápida nas retomadas; todas as principais qualidades que se precisa em uma motocicleta para vencer em Pikes Peak. Para esse ano, 80% do trabalho foi feito desde de quando voltei de minha primeira participação. Trabalhamos pesado em desenvolver a MT-07 até o ponto em que se encontra agora; e, com segurança, posso afirmar que valeu o todo o esforço… Fomos os mais rápidos da classe Middleweight nos treinos de ontem e estou focado em continuar no topo”; comenta Paschoalin.
Para o gerente de marketing e planejamento de produtos da Yamaha Motor Brasil, Helio Ninomiya; “a prova de estreia da primeira motocicleta da marca, a YA-1, foi uma subida de montanha – no dia 1º de julho de 1955 – sagrando-se campeã da 3ª Corrida de Subida do Monte Fuji. Por isso, nós da Yamaha enxergamos essa competição não só como uma oportunidade de mostrar o quanto incrível é a nossa MT-07, mas também de fazer história no motociclismo brasileiro com o Rafael Paschoalin, já que nos treinos tem se destacado como um dos favoritos de sua categoria”.
A Yamaha MT-07 utilizada na competição se diferencia apenas pela retirada de itens como suporte de placa; farol; piscas e espelho. Há também mudanças no cabeçote e mapeamento do sistema de injeção eletrônica; além da introdução de filtro de ar esportivo e escapamento de maior vazão.
O modelo recebeu ainda suspensão dianteira com fluido mais viscoso para tornar o funcionamento mais rígido para atender a demanda de uma utilização extrema e suspensão traseira com amortecer mais rígido. Outra alteração fica por conta dos pneus homologados, com composto mais macios e quase sem sulcos.