A cara não esconde a origem, mas o formato do corpo quer dizer que a Peugeot almeja mais do RCZ, seu novo modelo. O cupê 2+2 é uma espécie de versão francesa do TT, da Audi: tem visual futurista, muita tecnologia e um desempenho que se não chega ao do seu inspirador também não faz feio.
Serão três versões, duas a gasolina e uma a diesel. As duas primeiras usam um novo motor 1.6 turboalimentado de injeção direta de alto rendimento. Na versão mais leve são 156 cv e na top, nada menos que 200 cv, o mesmo que o TT 2.0 Turbo FSI. Esse último RCZ é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos contra 6,4 segundos do TT, mas o Audi tem o famoso câmbio S-Tronic, de dupla embreagem. Mas o Peugeot é mais econômico: faz em média 14,1 km/l contra 13 km/l do TT.
Coisa de francês é o recurso Sound System que “equaliza” o som do motor, acreditem. Graças à um duto acústico, o ruído do propulsor é amplificado e mantido num nível constante.
A Peugeot mostrará o RCZ em Frankfurt e passará a vendê-lo em abril de 2010, aí sim saberemos se a marca francesa tem audácia de mexer em território alemão.