Sim, meus caros leitores, o Peugeot 308 mudou e por completo. O hatch médio francês teve as primeiras informações reveladas nesta segunda-feira, 13. Estranhou o nome? Deveria ter sido batizado como 309, mas a Peugeot mudou a regra sabiamente e fixou as denominações de seus modelos sempre terminando com o número 8. A razão é repetir a fórmula do Toyota Corolla e do Volkswagen Golf, que tem um “recall” bem maior no consumidor.
Sim, o Peugeot 308 europeu é totalmente novo. Usa a nova plataforma EMP2, que estreou no Citroën C4 Picasso recentemente apresentado. Ela é mais leve (140 kg a menos) o que permite ao carro emitir menos poluentes e consumir menos.
Sim, o novo Peugeot 308 é mais curto e mais baixo que o anterior, mas oferecer mais porta-malas (470 litros com 430 litros). A Peugeot diz que ele é mais prazeroso de dirigir, assim como o menor 208. Como se vê abaixo, o interior é bem clean e organizado. Também usa a arquitetura do 208 que coloca o painel de instrumentos acima do volante, que é mais achatado. O hatch tem freio elétrico, comandos satélites no volante e não atrás dele, e central multimídia com tela de 9,7 polegadas.
Não, a Peugeot não revelou os motores do novo 308, mas certamente estamos falando de unidades menores e mais eficientes. O hatch chegará às lojas europeias no final do ano, logo após o Salão do Automóvel de Frankfurt, em setembro, onde fará seu “debut”.
Não, não contem com o novo Peugeot 308 no Brasil. A Peugeot daqui está quatro anos atrasada nesse segmento – o nosso 308 chegou à Europa em 2007 e aqui, apenas no ano passado. Como usa uma plataforma inédita, os investimentos teriam que ser altos – o atual 308 usa uma variação da plataforma do 307 e ainda vai ganhar a companhia do novo C4, que não chegou há tempo de utilizar a EMP2.
Veja também: Como trabalhar para uma fábrica de automóveis?
Com certeza, a Peugeot não demorará quatro anos para lançar o novo 308 na América do Sul. Se conseguir adiantar um ano no planejamento podemo vê-lo por aqui em 2016.
Galeria Peugeot 308 2014
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook.