A coisa realmente deve ter ficado um tanto agitada na Peugeot. A marca pode ser considerada uma das grandes perdedoras do embate visto nos últimos anos, quando o mercado brasileiro cresceu como nunca. Enquanto muita marca cresceu, a montadora francesa perdeu espaço, até mesmo para sua irmã Citroën. Por isso não é de espantar que agora até mesmo um duelo interno, coisa rara de acontecer, esteja marcado, a estreia do Peugeot 5008 em terras brasileiras.
A informação está na edição da revista Quatro Rodas de junho, que flagrou uma unidade do modelo por aqui. Segundo a publicação, a 5008 estará no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro. E ela vai brigar diretamente com a minivan C4 Picasso, da Citroën, já que outras marcas estão mudando de estratégia. A Chevrolet, por exemplo, abandonará o segmento mais caro para centrar fogo nos clientes com renda em torno de R$ 70 mil com a inédita Spin.
Já a 5008 deve mirar mais em cima. Com motor 1.6 THP, aquele famoso do RCZ e 3008, o modelo familiar deverá custar pelo menos R$ 85 mil. Ou seja, vai vender pouco, mas ao menos ajuda a aumentar o portfólio da marca.
208, 308, 408, 508…quem sabe o 301, a Peugeot está até fazendo a lição de casa para voltar a ser relevante no Brasil, mas a volta por cima deve ser dada mesmo quando a futura fábrica conjunta com a General Motors sair do papel. Dizem por aí que o modelo que será feito em conjunto pelas duas montadoras será um popular para brigar com “Projeto 344”, o Fiat que será feito em Pernambuco. Aí sim dá para pensar em retomar sua participação no coração do cliente brasileiro.