A Peugeot resolveu, enfim, se render aos encantos das minivans. A marca francesa lançou nesta segunda-feira o 5008, veículo familiar de médio porte que complementa a linha que inclui o 308 SW e o crossover 3008. Basta olhar com atenção para notar que a 5008 é uma espécie de Citroën C4 Picasso da Peugeot.
A capacidade é idêntica – 5 passageiros mais dois assentos menores retráteis – e a versatilidade, idem. Dá jogar videogame, assistir DVD e transportar de tudo no veículo, que pode ter o interior rearranjado conforme a necessidade. Há teto panorâmico e para-brisa prolongado, assim como na Picasso.
Como novidades, o 5008 traz o head-up display, aquele visor transparente instalado no para-brisa com informações do veículo. O visual lembra o do 3008, mas com as formas calcadas na C4 Grand Picasso.
Sinal dos tempos, a minivan tem apenas dois motores a gasolina, ambos 1.6 litro da parceria com a BMW. Um desenvolve 120 cv e outro 156 cv – há também quatro motores a diesel.
Talvez por um acordo interno na PSA, a holding que controla as duas marcas, a Peugeot nunca tenha invadido esse território sagrado da Citroën. Agora, pelo jeito, não existem mais barreiras para que elas concorram entre si. A 5008 estará no Salão de Frankfurt e começará a ser vendida na Europa em outubro deste ano.