A PSA Peugeot Citroën deu sinal verde na produção do novo Peugeot 208 na última semana, em sua fábrica em Poissy, na França. Para receber a linha de montagem do novo hatch – que substitui o 207 no mercado europeu, e irá conviver com o “206,5” no Brasil, em uma faixa de preço superior –, foram investidos um total de 600 milhões de euros.
O evento de lançamento industrial contou com a presença do Presidente Mundial do Grupo PSA, Philippe Varin, e do Ministro da Indústria da França, Eric Besson.
Responsável por inaugurar a nova identidade visual da empresa francesa, que irá se estender por todos os outros lançamentos da marca, o sucessor do 207 ficou menor, mais leves e adotou componentes que prometem prejudicar menos o meio-ambiente. A partir de 2013, o novo 208 será produzido na planta da Peugeot em Porto Real (RJ).
Os países da Europa Central receberão o modelo importado da Eslováquia, onde a marca conta com uma unidade em Trnava. Esta fábrica recebeu um investimento de 100 milhões de euros. A produção de hatch na fábrica eslovaca acontece a partir do segundo semestre.
Sua estreia mundial acontecerá em março, durante o Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça. As vendas do novo Peugeot 208 no mercado francês irão se iniciar em maio.
GTi
E a versão esportiva do 208 também já está sendo desenvolvida pela Peugeot. Segundo especulações, o hatch na variante “apimentada” seria apresentado no Salão de Paris, que ocorre durante o mês de setembro na França.
Ainda não há informações sobre a motorização do Peugeot 208 GTi, mas espera-se que ele utilize um motor com cerca de 160 cavalos de potência. Uma versão ainda mais esportiva também deverá surgir. A RC deverá ser equipada com um bloco de 210 cv.