Quer ter um autêntico Peugeot elétrico? Então, espere. Sentado, de preferência. “Como assim, e o carro aí da foto?”. Ah, esse aí é o i-MiEV, da Mitsubishi com logotipo da Peugeot…
Não é a primeira vez que a PSA apela para uma receita barata para ter um modelo que ela não se dispõe a desenvolver. Está aí o Peugeot 4007 para provar, nada mais que um Outlander da mesma Mitsubishi com carinha de Peugeot. O 4007 até dá para entender e melhor para os próprios clientes da marca já que ela não é famosa por produzir carros muitos robustos, imagine um crossover que se propõe andar na terra.
Mas com o i0n a coisa é diferente. Trata-se da imagem de modernidade e preocupação ambiental de um fabricante. Ela quer passar a imagem que está preocupada em oferecer veículos elétricos e limpos, mas na verdade não se dispôs a gastar muito para tê-los.
Curioso que a marca já produziu um carro elétrico, o Peugeot 106 Electric, mas que saiu de linha em 2003. Ah, e a Citroën também embarcou na onda e terá o seu i-MiEV próprio, juntamente com a Peugeot, a partir de 2010. Hum, vamos imaginar o nome… que tal C-Electric?
Quanto ao tema de carros elétricos nao poluentes… Os fabricantes se orgulham de alardear um carro elétrico que emite 0g de CO2/Km, mas nao falam nada sobre a vida útil dos acumuladores e o que fazer com eles depois que acabam. O que eles nao falam é que mesmo no processo de produçao ou de reciclagem das baterias há algum impacto ambiental envolvido, direta ou indiretamente.
Porque nao investem mais em carros com células de combustível e hidrogenio, como faziam há 3 ou 4 anos atrás??? Estes sim, nao causam nenhum impacto na natureza…