Mais uma daquelas atitudes que não condizem com o discurso. A PSA tem duas marcas que gostam de se identificar com um certo ar mais sofisticado. A Peugeot, por exemplo, até desistiu de vender carro 1.0 no Brasil – antes disso havia dispensado o desenvolvimento de um motor para isso, preferindo comprar o propulsor da Renault. Já a Citroën está mais distante ainda das classes mais humildes e já disse que aqui ela tem a melhor imagem no mundo, onde é considerada “premium”. Pois bem, hoje a holding anunciou que as duas terão linhas de veículos de baixo custo para vendas em “países emergentes”.
O comunicado é curto, mas não deixa dúvidas. Haverá uma família de modelos para as classes médias desses mercados, ou seja, nada mais que a estratégia da Renault com o Logan colocada em prática em várias partes do mundo. Por enquanto, apenas a fábrica de Vigo, na Espanha, produzirá o misterioso modelo de lançamento cuja data também é desconhecida.
De lá ele sairá para os países do Mediterrâneo, restante da África e Oriente Médio, mas não precisa ser médium para imaginar que o Brasil está na rota do “Logan” da PSA.
Por mais que o grupo francês goste da imagem mais moderna e sofisticada a verdade é que não dá para ignorar os tais mercados em desenvolvimento sob o risco de apanhar feio de coreanos e, em breve, chineses.
sabe pq disso?! pq é facil ,rapido, baratissimo e altamente lucrativo produzir um lixo chamado 206,5 e cobrar até 55 mil reais por um projeto que ja se pagou faz tempo!! então p/ que lançar 207 verdadeiro o c3 novo já esse ano o clio III se nós damos lucros altissimos para essa corja chamada industria automobilistica brasileira!!! e vem mais BIZARRICES ai….. é só aguardar!!!
E por falar em Citroen, hoje ao me dirigir da cidade de São Lourenço-MG para Itajubá-MG, cruzei com um pequeno comboio de três carros.
Ele era encabeçado pela nova C3 Picasso "Aventureira" (com placas de testes), uma Ecosport e uma Idea Adventure. Os carros pararam num pequeno acesso à uma fazenda para preencherem relatórios de seus testes.
Voltei na rodovia para tentar tirar fotos, porém não obtive êxito.
A nova C3 Picasso deve estar prestes a ser lançada, pois o tal modelo não tinha nenhuma camuflagem sequer.
Pensamentos como esse farão essas montadoras ficar abaixo de onde estão hj… o "terceiro" mundo não quer esses lixos!
Que venham os Coreanos e Chineses pra mostrar o que é bom!
Também já vi rodando sem nenhum disfarce a chamada "air cross". Assim como nas fotos de revistas e sites, achei o carro muito interessante, apesar de ter visto rapidamente. Como já comentei em um post sobre o carro, imagino que com um preço competitivo (faixa do ecosport) pode render bons frutos a citroen.
A situação financeira aperta lá fora, e as montadoras apertam aqui dentro, oferecendo produtos de terceira categoria para os emergentes. Nos que eramos submergidos do barro, do lodo, das estradas de chão batido e agora somos emergentes do asfalto esburacados, temos que aceitar situações gritantes de exploração financeira, para salvar os balanços negativos das altas despesas dos executivos e seus jatinhos, em troca de latão novo.
O Brasil já é o quinto maior fabricante de carros do planeta, na frente até dos Eua, já tem a frota mais nova do que os Eua e aproxima da idade da frota da europa e temos de ouvir a história de que o custo da produção no Brasil ainda é caro, que o país não tem demanda para carros de primeiro mundo.
A verdade é que o Brasil tem custo barato (não confundir com preço final) de produção pela alta produtividade e alta demanda para compra de carros novos.
Mais gente chegando para a turma do lixão… aliás, esses C3 aircross e Hoggar são ridiculos. Lembrando que pagamos mais aqui pelo 206,5 do que os argentinos pagam pelo 207 francês. A PSA veio para o Brasil e virou cara-de-pau.
Não fiquem nervosos,os novos carros Gm serão magnificos esperem pra ver.
Como assim a Citroen disse "que aqui ela tem a melhor imagem no mundo, onde é considerada “premium"?
Como foram as palavras da citroen exatamente?
Carlos, isso foi dito na coletiva de apresentação da linha 2011 do C3. Eu estava lá e escutei dos próprios executivos. Segundo eles, numa pesquisa de imagem feita para uso interno constatou-se que no Brasil a Citroën tem uma imagem de carros mais equipados e sofisticados. Não é absurdo, não, afinal o Sergio Habib vendeu a marca francesa aqui como se fosse premium mesmo. E está fazendo o mesmo com a JAC, considerada por ele muito melhor em qualidade que todas as outras chinesas. Daí a concordarmos com essas constatações já é outra história.
Abs,
Ricardo Meier
realmente magnificos; picape horragile, s-10 d-max ja ultrapassada, remendo do dino astra e remodelação do jurassico vectra com monzatech de 149 hp!!!!!!1 isso sim é que serão carros magníficos e revolucionários!!!!!! cada uma
Sempre achei que o nosso 206,5 era o logan da PSA?… quer dizer que eles vão tentar fazer algo pior ainda??… meu deus…
@rr09
Isso pode ser um comboio de alguma revista para fazer um comparativo ou algo semelhante