A não ser que ela mude de ideia e resolva padronizar a designação mundialmente, o novo sedã médio da Peugeot se chamará 308 Sedan no Brasil e na Argentina. O modelo foi mostrado hoje na China e lá ganhou o número “408” – 4 devido ao seu comprimento de 4,68 m, 0 porque pertence à marca Peugeot, e 8 para designar sua geração, diz o comunicado da marca.
O que nos surpreendeu foi a Peugeot divulgar mundialmente o lançamento – até então esse produtos nascidos para a China ficavam meio que restritos à região, mas agora com o país sendo o maior mercado do mundo em vendas de automóveis sua importância cresceu, obviamente.
Talvez por isso o nome “408” possa a vir a ser aplicado em outros países até para corrigir um problema, o de chamar a versão de três volumes de “Sedan”. Está mais do que provado que a estratégia confunde o consumidor que costuma definir uma duas carrocerias como principal – veja o caso do Focus, por exemplo.
Mas o 408 é uma versão sedã do hatch 308, não há como negar. “Nothchback”, de acordo com a Peugeot. Desta vez, no entanto, a marca resolveu projetá-lo com características do segmento como entreeixos maior – 2,71 m, mesmo tamanho do C4 Pallas – e design mais hamornioso.
A Peugeot garante que o 408 oferece o maior espaço para pernas da categoria no banco traseiro. Seu porta-malas também respeitável: 480 litros pelo padrão VDA que usa blocos de isopor para medir seu volume.
Os equipamentos também estão em grande número no modelo, ao menos no mercado chinês. Haverá faróis de xenônio direcionais, sensores de estacionamento na frente e atrás, ABS, EBD e outros aparatos tecnológicos de segurança. Mas motores e câmbio continuam a ser o 1.6 e o 2.0 conhecidos dos brasileiros, além do criticado câmbio automático “Porsche” de quatro marchas. Diz a Peugeot que é uma evolução do equipamento, mas só acreditamos vendo.