O segmento de peruas aventureiras com capacidade real, ainda que limitada, para o off-road tem como maior expoente no mercado mundial a perua A4 Allroad. Outro modelos de peso no ramo são o Volvo XC70 e o Subaru Outback. Todos têm em comum os adereços visuais para o fora-de-estrada e a tração 4×4, que podem levar os carro por trilhas de barro com nível baixo de dificuldade. Encara o caminho pro sítio, mas está longe de disputar o Rally Dakar. E não é que esse ramo tem um novo representante. É o Peugeot 508 RXH, a versão da station-wagon 508 SW vestida para se sujar de lama.
O veículo será um dos destaques da Peugeot para o Salão de Frankfurt, na Alemanha, em setembro deste ano, e conta com alguns elementos curiosos. O 508 RXH é um veículo híbrido. O motor 2.0 turbodiesel tem ajuda de outro elétrico para gerar até 200 cavalos de potência e rodar em média 24 quilômetros por litro de combustível consumido. A Peugeot, entretanto, ainda não falou sobre desempenho, mas afirma que o carro também poderá rodar somente no modo elétrico, sem gastar uma gota de diesel sequer.
Posicionado no segmento de luxo, a perua off-road da Peugeot reforça sua característica com acabamento interior confeccionado com materiais nobres, como elementos cromados e revestimentos e tapeçaria de couro e Alcantara. O mesmo vale para a lista de equipamentos, que inclui itens como GPS integrado ao painel, teto panorâmico e painel com head-up display. Agora só falta uma fotografia do carro todo sujo de lama!
Thiago Vinholes, é A6 Allroad.
A Peugeot é mais uma que traz carros novos para o Brasil quando eles já receberam um facelift lá fora (e aqui são vendidos com o visual anterior), ou estão prestes a sair de linha.
eu sempre achei uma baita bugiganga essas SW vestidas de off-road. No Brasil, essas "adventures" atraem somente pela estética (duvidosa), mas na Europa é um pouco diferente: já ouvi relatos de quem mora onde neva mais de 3 meses por ano e nessas regiões um 4×4 (sem ser SUV) é de extrema utilidade. Esses alargadores de para-lamas, por exemplo, ajudam a preservar a corrosão das caixas das rodas (pq lá eles enchem as estradas de sal para ajudar a derreter a neve), a tração 4×4 nem se fala e aqueles centímetros a mais no vão livre do carro são úteis tb nas estradas (sem pavimentação e ainda cheias de neve) das pistas de esqui. O carro sempre fica mais feio, mas ainda assim é menos trombolho do que um SUV.