Conforme já havíamos publicado, o novo Peugeot 408 na versão turbo chegará às concessionárias em fevereiro. A variante apostará na esportividade para alavancar as baixas vendas obtidas pelo sedã ao longo do ano passado, e irá fazer frente ao VW Jetta Highline e ao futuro também francês Renault Fluence com motorização apimentada.
Porém, a principal dúvida era quanto ao preço. Estimávamos que o 408 custasse algo em torno de R$ 90 mil. Mas nossa estimativa não concretizou (ainda bem). O turbo será o modelo topo de linha da versão mais cara Griffe e, segundo o site brasileiro da Peugeot, o automóvel custará R$ 83.490 – um acréscimo de apenas R$ 2 mil em relação ao Griffe equipado com o motor 2.0 litro 16V, associado ao criticado câmbio automático de quatro marchas.
O 408 topo de linha vem equipado com o motor 1.6 litro THP que entrega 165 cv de potência, acoplado a transmissão automática de seis velocidades. De acordo com a montadora francesa, o modelo acelera de 0 a 100 quilômetros por hora em 8,3 segundos e atinge velocidade máxima de 213 km/h.
Na lista de equipamentos, o Peugeot 408 Griffe THP vem equipado com seis airbags, ar-condicionado digital de duas zonas com saída traseira, banco do motorista com regulagem elétrica de altura, controle eletrônico de estabilidade, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, rodas aro 17, teto solar elétrico com fechamento automático no telecomando da chave, dentre vários outros. Não há opcionais.
Com um preço de R$ 2 mil a mais e um aparato mecânico mais potente e moderno, a versão Griffe 2.0 automática não deverá durar muito tempo.