Conforme já havíamos publicado, o novo Peugeot 408 na versão turbo chegará às concessionárias em fevereiro. A variante apostará na esportividade para alavancar as baixas vendas obtidas pelo sedã ao longo do ano passado, e irá fazer frente ao VW Jetta Highline e ao futuro também francês Renault Fluence com motorização apimentada.
Porém, a principal dúvida era quanto ao preço. Estimávamos que o 408 custasse algo em torno de R$ 90 mil. Mas nossa estimativa não concretizou (ainda bem). O turbo será o modelo topo de linha da versão mais cara Griffe e, segundo o site brasileiro da Peugeot, o automóvel custará R$ 83.490 – um acréscimo de apenas R$ 2 mil em relação ao Griffe equipado com o motor 2.0 litro 16V, associado ao criticado câmbio automático de quatro marchas.
O 408 topo de linha vem equipado com o motor 1.6 litro THP que entrega 165 cv de potência, acoplado a transmissão automática de seis velocidades. De acordo com a montadora francesa, o modelo acelera de 0 a 100 quilômetros por hora em 8,3 segundos e atinge velocidade máxima de 213 km/h.
Na lista de equipamentos, o Peugeot 408 Griffe THP vem equipado com seis airbags, ar-condicionado digital de duas zonas com saída traseira, banco do motorista com regulagem elétrica de altura, controle eletrônico de estabilidade, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, rodas aro 17, teto solar elétrico com fechamento automático no telecomando da chave, dentre vários outros. Não há opcionais.
Com um preço de R$ 2 mil a mais e um aparato mecânico mais potente e moderno, a versão Griffe 2.0 automática não deverá durar muito tempo.
E a suspensão traseira, continua EIXO DE TORÇÃO? Se for, a Peugeot pisou na bola. O 3008 tem o mesmo motor, câmbio, porém com suspensão multilink.
Opa! Acabei de conferir e o Peugeot 3008 tem eixo de torção na traseira. Então está fechado o diagnóstico: o 408 turbo também vem assim.
achei muito loco esse modelo.
E aumentaram o preço do 3008, para dar lugar ao 408. O 3008 "básico" agora está 92 mil no site da peugeot e o top 100 mil. Um absurdo! A mesma estratégia usada pela vw com o jetta. O passat custava 100 mil e aumentaram o preço dele com a chegada do irmão menor. Brasileiro tem cara de palhaço mesmo…
O 3008 aumentou o preço por causa do aumento do IPI.
Eu acho que a Peugeot deveria tirar de linha a versão Griffe 2.0 e lançar a Feline e a Allure automática com esse conjunto mecânico, aumentaria 2 mil o preço. Prefiro pagar 2 mil a mais com esse motor 1.6 turbo 165cv com 6 marchas do que o 2.0 151cv com 4 marchas. A linha ficaria assim:
408 Allure 2.0 flex manual R$ 59.990
408 Allure 1.6 THP Tiptronic R$ 66.990
408 Feline 1.6 THP Tiptronic R$ 76.900
408 Griffe 1.6 THP Tiptronic R$ 83.490
Assim venderia mais.
Eric, você falou tudo cara!
Esse câmbio de 4 marchas da Peugeot ninguém merece e não faz falta nenhuma. Se a Peugeot extendesse o power train desse novíssimo 408 turbo às demais versões da linha, seria show de bola.
A versão Feline, com nível de equipamentos pra lá de satisfatório e esse power train por R$ 77 mil iria colocar a Honda com seu Civic LXL peladão com a cara no chão!
esforco em vao da Peugeot! Creio q os numeros das vendas nao vao melhorar mto!
Daniel, acho que você tem razão, mas não pelo modelo em si, que me parece muito bom, especialmente quando comparado com outros modelos na faixa dos R$ 80 mil (Elantra, Civic EXS e Corolla Altis).
As vendas não subirão porque versões top de linha normalmente são as que possuem a menor fatia do mercado. Conforme comentário do Eric, se esse power train fosse estendido a toda a linha, ou pelo menos à versão Feline, aí sim poderíamos ver um impacto significativo nas vendas;
Peugeot tem que mudar a sua estratégia. Desse jeito continuará no mesmo patamar.
Desenho Chinês com motor turbo e barra de torção, enquanto o concorrente tem logo francês mas é coreano.
No Brasil, até carro francês é falsificado.