Antes de lançar o sedã 408, a Peugeot deve ter pensado: “com um visual atraente, mais itens e um preço razoável dá para emplacar esse carro”. Mas não deu. O modelo foi o pior lançamento do segmento de sedãs médios do ano passado. Vendeu em média 700 unidades por mês se contarmos a partir de março, quando o carro efetivamente chegou às concessionárias. O Elantra, por exemplo, teve média de 820 unidades, o Fluence, 1023, o Jetta, 1.561, e o Cruze, a novidade mais bem sucedida, 2.324 exemplares.
Falta de tradição da marca? Más avaliações da mídia especializada? Despreparo da rede? Difícil dizer um motivo apenas para isso, afinal até o 307 Sedan fazia parecido sem, no entanto, contar com a colaboração do apelo visual. O duro é saber que a Peugeot tinha uma carta na manga que resolveu não usar, a dupla motor THP e câmbio automático de seis marchas.
Agora, quase um ano depois, o 408 Sport está pronto para chegar ao mercado, em fevereiro. Mas, como ela mesmo adiantou no lançamento do 408 no ano passado, a versão com motor turbo de 163 cv será a versão “top top” do sedã ou, para usar o jargão da CAOA, o modelo “completíssimo”. Ou seja, vai custar muito, eu diria que em torno de R$ 90 mil (a versão Griffe, atualmente a mais cara, sai por R$ 81.490 na tabela).
Com esse valor vai brigar com um Jetta TSi e aí o 408 volta a ficar em desvantagem, afinal, o VW tem motor igualmente turbo com injeção direta mas 2.0, sem falar no câmbio de dupla embreagem. Se existe alguém sensato na Peugeot, já deve estar pensando em estender essa motorização paulatinamente para o Griffe, depois o Feline e, por fim, o Allure. Quem sabe ao aposentar o 2.0 16V e o horrendo câmbio automático de 4 marchas a Peugeot ainda tenha tempo de salvar o 408.
Atualizado dia 25/01 08h36 – Como observou o leitor, a Peugeot colocou nesta terça-feira, 24, a versão com motor THP no site. Para nossa surpresa, nada de versão Sport como na Argentina e sim uma Griffe com o novo motor e câmbio. O preço? Apenas R$ 2 mil a mais. Ou seja, ela matou a Griffe antiga, certamente. Quem vai querer comprá-la se por R$ 2 mil leva muito mais tecnologia? Sinal que as vendas do 408 não tem agradado mesmo a Peugeot.