Pretendia escrever uma rápida avaliação, mas, depois de dirigir o Peugeot 408, resolvi compará-lo com o Renault Fluence, outro sedã médio que andei há poucas semanas. Os dois franceses têm muito em comum: são argentinos, derivados de hatches famosos na Europa, mas, principalmente, têm a missão de apagar a má impressão causada pelos antecessores 307 Sedan e Megane II.
Talvez má impressão seja errado porque ambos tinham virtudes, mas não caíram no gosto popular e isso é praticamente “caixão e vela preta”. Há mais semelhanças: os dois abandonaram seus nomes antigos mesmo tendo parentesco com eles e também beberam da fonte asiática. Enquanto o Renault tem desenho coreano e powertrain japonês o Peugeot foi bolado na China (o que não é novidade já que 307 Sedan e C4 Pallas também vieram de lá) embora a montadora diga que a filial brasileira tenha participado do trabalho.
Mas as coincidências acabam aí. Ou melhor, começam justamente pela fonte asiática. A Renault foi mais esperta ao unir o design coreano ao motor e câmbio da Nissan.Aliás, o design é outro ponto curioso. Lembro de ter me empolgado mais com o 408 no Salão do Automóvel e ter achado o Fluence pequeno. Mas basta lembrar que o Peugeot estava num pedestal enquanto seu rival não tinha nenhuma produção no estande.
Ao vivo, o Fluence impressiona mais. Parece e é imenso. O 408 é maior, sim, mas o que mais chama a atenção é o cockpit elevado. Em termos de proporção, o Renault é mais harmonioso mas discreto, já o Peugeot aparece mais, porém, mescla farois grandes com lanternas pequenas. Sim, é “n” vezes melhor que o 307 Sedan, mas não tem a elegância do belo e falecido 407, para citar um exemplo.
Continuando no visual, o interior do 408 é uma mistura de 307 com 3008. Todo preto, ele é extremamente previsível e repetitivo nas versões mais baratas – a Griffe ainda usa o rádio e o GPS do Aircross, além de um volante com uma pegada melhor. Já a Feline, que também andamos, é um festival de deja vù: seja no volante, no computador de bordo, no rádio, nos puxadores, na manopla do câmbio e por aí vai.
O Fluence não empolga no interior, mas ele é bem mais arejado, em tons de cinza típicos de carros japoneses. O painel, quase idêntico ao do Mégane III, é simples e minimalista, mas peca pela dispersão de botões – alguns atrás do volante, outros no console e até o acionador do piloto automático atrás do câmbio. A sensação, no entanto, é de estar num carro grande, que é reforçada pelo ar digital dual zone de série e pelos seis airbags, também disponíveis em qualquer versão.
E aí está outra vantagem do Renault: sua lista de equipamentos é mais generosa pelo preço de R$ 64.990, Dynamique com câmbio CVT, certamente a que venderá mais. O Peugeot 408 custa R$ 64.500 na versão Allure automática e traz apenas dois airbags e ar simples sem falar que sua direção hidráulica nem se compara à elétrica do Fluence. A contrapartida é o piloto automático completo.
Claro que o Peugeot 408 tem méritos. Um deles é que seu espaço interno é, de fato, maior que o do Fluence, principalmente na vertical. Fato: o GPS do Peugeot recolhe e é mais fácil de ser usado já que está integrado ao carro, ao contrário do Renault que é operado por um chato controle remoto. Para completar, a Peugeot manteve as dobradiças pantográficas no porta-malas em vez do “pescoço de ganso” do Renault – que, aliás, tem sido usado até por gente grande como BMW.
Mas a diferença é maior mesmo pelo comportamento dos dois. Se os dois motores são relativamente equivalentes, o câmbio CVT do Fluence dá um banho no ainda ruim automático de quatro marchas do 408. A Peugeot diz que mudou e até chamou o equipamento de “novo”, mas continua um ponto negativo na marca. Com uma 2ª marcha perdida, o sedã demora a embalar e não tem a agilidade de respostas do Renault, graças ao sistema CVT. Como dissemos, a direção elétrica do Fluence também é muito mais direta que a hidráulica do 408 e em matéria de suspensão, nova vantagem do Renault. Mais confortável e com isolamento acústico melhor, ela não inclina tanto quanto se imagina nas curvas, ao contrário da suspensão do 408, que continua a bater duro no chão, apesar do melhor isolamento de ruídos.
Em resumo, o Fluence fez a lição de casa para parecer um japonês, coisa que os coreanos sacaram antes e agora começam a ditar tendências. Já o 408 é um 307 melhorado e nada mais. É verdade que parte do sucesso dos japoneses vêm do pós-venda impecável, uma preocupação que as duas francesas mostram querer resolver, mas nada é mais importante que um bom produto. Nesse aspecto diria que a Renault tem a tarefa de não deixar o Fluence virar um Mégane II Reloaded. Já a Peugeot… dá para parar a linha de montagem e colocar o motor THP 1.6 e o câmbio automático de seis marchas do 3008 antes de começar a vender o 408?
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P/ mim nenhum dos dois agradam, pois com a chegada do hyundai elantra, tanto o renault como o peugeot serão engolidos pela astucia e ousadia do coreano!
fluençe …
Quando chegar o Cruze com os motores Ecotec 1.8 16v e cambio de 6 marchas esses lixos franceses afundaram de vez .
O Blogauto faz avaliações excelentes e honestas – é o melhor veículo de mídia automobilística do Brasil, em minha opinião. Continuem melhorando sempre!
A ironia, nos caso desses modelos franceses, é o caso citado pelo Fernando Meier – modelos que chegam ao mercado, especialmente coreanos, são autênticos e trazem novidades reais, ao contrário dos modelos europeus – o Peugeot é um 307,5 (na mesma mentira do 206,5 chamado de 207 aqui), e o Renault, na verdade, não é Renault.
É uma revolução no mercado, aonde até hoje os europeus e japoneses estiveram na frente por tantos anos, agora podem ver seus modelos definharem em frente de produtos coreanos e em breve chineses.
@John
Sem o intento em puxar sardinha para qualquer blog, mas buscando uma análise honesta, concordo inteiramente com o comentário abaixo do colega John.
"O Blogauto faz avaliações excelentes e honestas – é o melhor veículo de mídia automobilística do Brasil, em minha opinião. Continuem melhorando sempre!"
@bruno dos santos quevedo
Que cedilha é essa?
Analisei muito e o Fluence é o canal. Muitos itens, não falta nada e o custo é menor. Além disso todas as opiniões vistas são muito positivas. Então é de Fluence que eu vou.
Tchau.
@bruno dos santos quevedo
Que aberração, volta pra escola.
Pessoal sequer viu Cruze e Elantra ao vivo, não sabem quanto custará e qual será o equipamento de série e já dizem que vão deixar os dois no chinelo! Me parece o caso de a razão e a imparcialidade cederem lugar ao fanatismo.
No mais, o 408 foi decepcionante – tanto no conjunto motor-câmbio (que se esperava que fosse renovado) quanto na dotação de equipamentos de série. E o Fluence – pelo menos por enquanto – parece ser a melhor opção nesse segmento.
E disso, alguem sabia ?
http://www2.uol.com.br/bestcars/un13/346-segredo-…
Em design acho que o Peugeot leve ligeira vantagem, mas ficou inegável que a relação custo-beneficio da Renault é melhor, além do cambio superior ao sempre derrotado automatico da Peugeot.
A Peugeot conseguiu criar um design mais harmonioso do que o antigo 307 Sedan, mas parece que essa traseira ainda não combina com o restante do carro, ao contrário da Renault que fez uma traseira bem harmoniosa e elegante.
Para mim, o ideal seria juntar a dianteira do 408 e a traseira do Fluence… aí ficaria show de bola!! rs
concordo plena-mente com o Carlos(final dos comentarios),se o Fluence tivesse a dianteira do 408 seria um design top de linha.
@John
A julgar as reportagens de outras mídias, certamente o elantra não só engole o dois como o futuro civic brasileiro, que infelizmente regrediu em termos visuais!
@Pedro
Meu amigo fluence tem um otimo conteudo e com preço bom, mas o que mais peca é o seu design de gosto duvidoso(minha opinião), e como esse carro tem a plataforma do megane III, penso eu que seria muito mais adequado lançar esse modelo, já que o custo de produção seria o mesmo, mas como a renault só pensa nos altissimos lucros aqui, é mais facil produzir o fluence cobrando o preço do megane III.
Pelo que vi do Elantra em matérias nos sites e revistas, realmente, é um carro bonito. Só há um porém: pelo menos comigo, no Rio de Janeiro, a assistência técnica da Hyundai (para o i30) é a pior coisa que já vi na vida (e olha que já tive um Citroen). Além disso, fui o "sortudo" que pegou um i30 0Km há um ano(2009/2010) que está com um problema de câmbio que a assistência levou três meses para confirmar e até agora não conseguiu corrigir. Para mim, ao menos enquanto a Hyundai não assumir diretamente as vendas e pós-venda no Brasil, carros da marca nem pelo melhor preço!
Oh saco. A reportagem é "Peugeot 408 ou Renault Fluence", que raios um mané que não pode comprar nem um nem outro vem falar de Elantra.
Pô, aleluia! Finalmente, a Renault aprendeu a fazer carro bonito! Um belo Renault, finalmente! Tomara que o pacote de opcionais seja bom, com câmbio de borboleta e outras mumunhas…
Sem dúvida o 408 é mais belo que o Fluence.
Porém o pacote de opcionais do Fluence é melhor.
Agora vai do gosto de cada um. Eu vou contra a maré, prefiro o 408.
A lanterna traseira do 408 é muito old style, só pra quem é saudosista. O Fluence por outro lado tem a frente um pouco estranha em fotos, ao vivo é um pouco melhor. O que complica bem o 408 é a diferença de uns 250kg, afetando muito o desempenho do bom motor da Peugeot.
Pessoal,essa semana passei muita raiva com a renault,não desejo isso para ninguém,por isso resolvi escrever aqui.Comprei meu fluence no início de abril e o vendedor me disse que o carro chegaria em 60 dias.Esperei e nada.Essa semana liguei na agencia e fui informada que meu carro demoraria mais 30 dias para chegar.Desfiz o contrato e estou procurando um outro carro,me senti muito mal,parece descaso da renault,não recomendo essa compra para ninguém!
Entao vc deu azar. Fiz a reserva a 1 semana e meu Fluence chega dia 15.
Bom peguei o meu Fluence em 15 dias, após a reserva. Estou muito satisfeito. Quando passo na rua td mundo olha..é um carro diferenciado. Infelizmente a renault nào sabe vender..ms é o melhro carro disparado. Bate no corola, civic e o que vier. O povo brasileiro infelizmente vai pela marca..mas nào me arrependo da compra. Valeu a pena..e estou mutio feliz..
Na estrada nem se fale, 1000 vezes melhor que o civic ( que troquei pelo fluence ). Bom é estigma mesma sobre a marca, pois é o melhor carro!!
A maioria dos que aqui fala..nào pode comprar nenhum carro e criticam…mas fazer o que…paguem 66k no civic pelado, 71k no corola seco..e assim por diante!!
Bom peguei o meu fluence em 15 dias..e estou muito satisfeito com o carro. Por onde passo comentam…Quem critica aqui, com certeza nào pode comprar nada, mas temos que respeitar né pois o bom mesmo é comprar um civic, com design defasado e pelado e pagar 66 k, um corola pelado por 71 k…e assim por diante.
Outros sedans médios estão entrando no mercado, porém vamso ver no que dará no final. Se o fluence perder será lamentável, pois tem o melhor conjunto, além de preço excelente. Bom eu comprei o carro para andar e nào para vender, entào tenho certeza que o custo benefício é o melhor!!
FLUENCE!!
Comprei um 408 allure automático tinha um 307 feline, claro que o 408 não é completo como o 307 porém estou muito satisfeito com a compra, silencioso, belo design, ótimo espaço interno, e o câmbio que é o ponto negativo para mim me satisfaz!
comprei o fluence em fevereiro e ate hoje o carro nao chegou estou guase desistindo,irei dar uma olhada no 408,valeu
Comprei o 408 e o carro chegou em menos de uma semana.FANTÁSTICO!O carro é bom demais!Como disse tinha comprado o fluence tb que nunca chegou,daí fui informado na concessionária que demoraria mais uns 60 dias(eu já tinha esperado 60),desisti e estou amando meu 408!A renault pecou com as vendas do fluence mesmo…
Fui fazer test drive nos dois, vou de 408, nao sou muito ligado apostar corrida, ando devagar e sempre, quero conforto e blz, nisso o 408 ganha facil.
Tenho um Focus GLX automatico 2011..Testei o 408,ja decidi meu proximo carro vai ser um 408,otimo acabamento,bonito,otimo espaço interno.
De quê adianta elogiar tanto o Fluence ( concordo com as qualidades do mesmo ) mas não conseguir comprá-lo? Estou tentando adquirir um – venda direta – desde maio e acho que vou desistir. Conhecí e andei num 408. Pelo menos em conforto e design, não perde em nada para o Fluence. Quanto ao motor e câmbio, parecem ser os mesmos do Citroen C4 que é bem visto no mercado.
tenho um corolla 2011 e acabei de comprar um 408, o carro é nota 10, estou muito satisfeito com a compra, silencioso, belo design, ótimo espaço interno, e o câmbio que é o ponto negativo apontado por todos para mim me satisfaz e nao tenho do que reclamar..
sério Jeferson? Que legal! Pelo visto vc deve estar no horário de intervalo aí na fábrica da Peugeot ou esses comentários encomendados fazem parte do seu trabalho cootidiano?
Sério Leandro? Você tem algum destes carros ou só da palpite mesmo, pois a minha opinião e real, pois tenho um 408 e realmente gostei muito do carro, além do mais apenas expressei minha opinião, e não lembro de ter pedido a tua.
meninas, por que brigam? nenhum desses carros presta e vocês ainda brigam por causa deles. prefiro meu fusquinha 83, aquele sim é um excelente auto.
Eu tenho um Fluence Privilege completaço (teto, xenon etc e tal)!!!
Nossa pessoal!!! Compre um depois vcs começem a falar…
Câmbio automático excelente (faz todas as trocas sem sentir nada), motor nervoso (retomadas rápidas), freio espetacular, confortável, espaçoso, porta-mala gigante, direção elétrica (gira com um dedo), e o mais importante, faz 8,7 com álcool entre cidade e estrada e 11,6 na gasola. Cê qué mais???Dá pra continuar escrevendo, mas aí já é covardia…
Recomendadíssimo!!! pessoal.
O carro é o bicho. Pu… carro!!!
Que estranho… a mídia brasileira parece levar bola de algumas montadoras e o povo brasileiro sai repetindo como macacos de auditório. Sempre criticam peugeot/citroen. Criticaram a trazeira do 307 e não compararam com a do focus(que é igual). Desdenham do câmbio automático e acham que os japoneses e coreanos são os melhores do mundo…você já viu um corolla por dentro?é ridículo.
Esta semana fui ver o jetta, fluense e 408…com todo o respeito, os 3 são legais mas em termos de beleza e acabamento(materiais utilizados)o 408 é muito superior.
Antes de comprar faça um test drive e compare. Sempre tive receio de comprar peugeot, mas depois do 306(usado)peguei um 307 exelente optei pelo 408…carraço!!!
O 408 tem um design mais harmonioso e o interior é muito, mas muito superior ao Fluence. O que estraga a Peugeot é a venda/pós venda. Estou saindo do 307, um belo carro, que só comprei pq gostei, pq as concessionárias sao péssimas. E agora, tentei comprar o 408, mas me estressei mais uma vez com o vendedor. Pronto… estou de GM Cruise.
Fiz test-drive com o Corolla, Fluence, Jetta e Peugeot 408, todos com câmbio automático.
No conjunto geral, gostei mais do Peugeot 408.
Comprei o carro e não me arrependo, existem vários modelos de várias marcas no mercado, escolha o carro que mais lhe agrada e seja feliz.
Apos Teste Jetta 120cv, Cruize LT, Fluence (top), 408 Feline, fiquei imprecionado com PEUGEOT, a mancada do cambio 4 marcha e esquecido quando observado tanta qualidade de acabamento interno e exerno, desenho do carro chama muito atenção por onde passa(…) 408 FELINE BRANCO DEBOCHADO …tá decidido dia 30/01 tá na garagem…PEUGEOT.
Muito bom quando o dono do carro está feliz com sua compra, com aquela marca e modelo escolhido. Cada felizardo tem seus motivos que justificam sua escolha. No meu caso por exemplo, depois de quase 1 ano analizando os modelos de sedam médio disponíveis no mercado, não tive dúvidas: em janeiro/2012 comprei um Fluence CVT Previlege 2012. Estou me sentindo um felizardo. Apesar do alto preço que vou pagar (é um absurdo o custo dos carros no Brasil), acredito que tenha sido a escolha mais racional do momento. Um carro que oferece bem mais (design moderno, segurança, conforto, desempenho e muita tecnologia) por um preço menor. Para quem ainda está escolhendo, recomendo uma atenção especial ao carro da RENAULT/NISSAN.