Deixando de lado a baixa recepção do público brasileiro em relação ao antigo 307, a Peugeot continua firme e forte no segmento de hatches médios no mercado nacional. A marca do leão apresentou nesta quarta-feira (16) em um evento à imprensa em Ouro Preto (MG) o novo 308, que chega importado da Argentina (com produção na fábrica de El Palomar, em Buenos Aires) e apostará na relação custo benefício. Suas vendas terão início em março.
O modelo chega para disputar mercado com Bravo, Focus, C4 e i30. Ainda neste ano, entretanto, chegam às novas gerações do Ford e do Hyundai, além do novo Cruze Hatch, da Chevrolet. E para enfrentar os acirrados concorrentes, a Peugeot oferecerá o novo 308 com preços a partir de R$ 53.990 para a versão Active 1.6 Flex, podendo atingir os R$ 70.990 no modelo Feline 2.0 Flex automático.
A motorização é praticamente a mesma utilizada nos demais modelos médios da Peugeot à venda no mercado nacional. Porém, a principal novidade é o bloco 1.6 litro 16V flexível Start que equipará as versões mais básicas do hatch, e dispensa o uso do tanquinho de combustível na partida do veículo. A tecnologia está sendo utilizada pela primeira vez pelo 308. Este propulsor também equipará o novo 208, que chega no começo do ano que vem.
O motor 2.0 litros, também bicombustível, continua entregando seus 151 cv e 143 cv com etanol e gasolina, respectivamente, a 6 mil e 6.250 rpm e 22 e 20 kgfm de torque, disponíveis a 4 mil rotações A transmissão manual tem cinco velocidades, enquanto o automático continua tendo as quatro marchas, com opção de troca sequenciais.
Na nota para a imprensa, a Peugeot fez questão de destacar o amplo porta-malas do modelo, que abriga 430 litros de carga – uma boa capacidade para um hatch médio. O espaço interno também é generoso, podendo abrigar pelo menos quatro adultos e uma criança, graças ao entre eixos de 2,6 metros.
Entre os itens que compõem a lista de equipamentos do novo Peugeot 308, o destaque vai para o teto panorâmico de vidro CIELO, a central multimídia com tela colorida retrátil, o sistema de navegação WIP NAV, e para as luzes diurnas em LED, além dos seis airbags e do ESP, de série na versão Feline, topo de linha.
Confira abaixo os principais equipamentos de série e preço de cada versão do 308:
Active 1.6 manual – R$ 53.990
Ar-condicionado; direção eletro-hidráulica; airbag duplo frontal; freios ABS; computador de bordo; para-brisa acústico; banco do motorista com regulagem de altura; volante em couro com regulagem de altura e profundidade; vidros elétricos dianteiros e traseiros sequenciais e com anti-esmagamento; retrovisores elétricos; travamento elétrico centralizado das portas; CD Player com MP3; comando do rádio na coluna de direção; roda em liga leve de 16 polegadas.
Allure 1.6 manual – R$ 56.990
Ar-condicionado automático digital bi-zone com saída de ar traseira; faróis de neblina dianteiros; conexão USB para iPod/MP3 Player e entrada AUX; conexão Bluetooth para celular (kit mãos livres) e áudio streaming; acendimento automático dos faróis; limpador do para-brisa automático; grade do para-choque dianteiro com frisos cromados; retrovisor interno eletrocrômico; apoios de braço individuais nos bancos dianteiros.
308 Allure 2.0 manual e automático – R$ 59.990 e R$ 63.990
Roda em liga leve de17 polegadas; regulador e limitador de velocidade; painel de instrumentos de fundo branco (versão automática); teto panorâmico de vidro com opcional.
Feline 2.0 automático — R$ 70.990
Alarme; bancos em couro; teto panorâmico de vidro; retrovisor externo rebatível eletricamente; luzes diurnas em LED; sensor de estacionamento traseiro; dois airbags laterais (proteção do tórax dos ocupantes dianteiros); dois airbags tipo cortina (proteção à cabeça dos passageiros dianteiros e traseiros); controle de estabilidade (ESP) e de tração (ASR); soleira em alumínio com inscrição Peugeot; pedais em alumínio; GPS com tela colorida retrátil (opcional).