Deixando de lado a baixa recepção do público brasileiro em relação ao antigo 307, a Peugeot continua firme e forte no segmento de hatches médios no mercado nacional. A marca do leão apresentou nesta quarta-feira (16) em um evento à imprensa em Ouro Preto (MG) o novo 308, que chega importado da Argentina (com produção na fábrica de El Palomar, em Buenos Aires) e apostará na relação custo benefício. Suas vendas terão início em março.
O modelo chega para disputar mercado com Bravo, Focus, C4 e i30. Ainda neste ano, entretanto, chegam às novas gerações do Ford e do Hyundai, além do novo Cruze Hatch, da Chevrolet. E para enfrentar os acirrados concorrentes, a Peugeot oferecerá o novo 308 com preços a partir de R$ 53.990 para a versão Active 1.6 Flex, podendo atingir os R$ 70.990 no modelo Feline 2.0 Flex automático.
A motorização é praticamente a mesma utilizada nos demais modelos médios da Peugeot à venda no mercado nacional. Porém, a principal novidade é o bloco 1.6 litro 16V flexível Start que equipará as versões mais básicas do hatch, e dispensa o uso do tanquinho de combustível na partida do veículo. A tecnologia está sendo utilizada pela primeira vez pelo 308. Este propulsor também equipará o novo 208, que chega no começo do ano que vem.
O motor 2.0 litros, também bicombustível, continua entregando seus 151 cv e 143 cv com etanol e gasolina, respectivamente, a 6 mil e 6.250 rpm e 22 e 20 kgfm de torque, disponíveis a 4 mil rotações A transmissão manual tem cinco velocidades, enquanto o automático continua tendo as quatro marchas, com opção de troca sequenciais.
Na nota para a imprensa, a Peugeot fez questão de destacar o amplo porta-malas do modelo, que abriga 430 litros de carga – uma boa capacidade para um hatch médio. O espaço interno também é generoso, podendo abrigar pelo menos quatro adultos e uma criança, graças ao entre eixos de 2,6 metros.
Entre os itens que compõem a lista de equipamentos do novo Peugeot 308, o destaque vai para o teto panorâmico de vidro CIELO, a central multimídia com tela colorida retrátil, o sistema de navegação WIP NAV, e para as luzes diurnas em LED, além dos seis airbags e do ESP, de série na versão Feline, topo de linha.
Confira abaixo os principais equipamentos de série e preço de cada versão do 308:
Active 1.6 manual – R$ 53.990
Ar-condicionado; direção eletro-hidráulica; airbag duplo frontal; freios ABS; computador de bordo; para-brisa acústico; banco do motorista com regulagem de altura; volante em couro com regulagem de altura e profundidade; vidros elétricos dianteiros e traseiros sequenciais e com anti-esmagamento; retrovisores elétricos; travamento elétrico centralizado das portas; CD Player com MP3; comando do rádio na coluna de direção; roda em liga leve de 16 polegadas.
Allure 1.6 manual – R$ 56.990
Ar-condicionado automático digital bi-zone com saída de ar traseira; faróis de neblina dianteiros; conexão USB para iPod/MP3 Player e entrada AUX; conexão Bluetooth para celular (kit mãos livres) e áudio streaming; acendimento automático dos faróis; limpador do para-brisa automático; grade do para-choque dianteiro com frisos cromados; retrovisor interno eletrocrômico; apoios de braço individuais nos bancos dianteiros.
308 Allure 2.0 manual e automático – R$ 59.990 e R$ 63.990
Roda em liga leve de17 polegadas; regulador e limitador de velocidade; painel de instrumentos de fundo branco (versão automática); teto panorâmico de vidro com opcional.
Feline 2.0 automático — R$ 70.990
Alarme; bancos em couro; teto panorâmico de vidro; retrovisor externo rebatível eletricamente; luzes diurnas em LED; sensor de estacionamento traseiro; dois airbags laterais (proteção do tórax dos ocupantes dianteiros); dois airbags tipo cortina (proteção à cabeça dos passageiros dianteiros e traseiros); controle de estabilidade (ESP) e de tração (ASR); soleira em alumínio com inscrição Peugeot; pedais em alumínio; GPS com tela colorida retrátil (opcional).
Pelo jeito, se o consumidor quiser a versão completa ele não escapará do câmbio micado.
Esse retrovisor estilo corta custos buscando o aproveitamento de peças do sedan é tristonho.
Faltou os primorosos vincos da versão francesa, os faróis fumês, e o Leão também do francês original.
O estilo da roda da versão top, não é das mais agradáveis.
Enquanto isso a Vw dorme em berço esplêndido com seu Golf G4.
A "pejo" já anunciou que em 2013 chega o 208 e neste ano o novo C3 da sua irmã, enquanto isso a Vw dorme com o Polo.
A Fiat renova o Palio, enquanto isso a Vw lança o já cansado Gol com a nova linha 2013 sendo que o ano mal começou.
Enquanto isso a Gm lança um carro por mês e a Vw dorme em berço esplêndido.
A Gm lança a S10 diesel na cabine simples com 180cv e a Vw lança com 122cv, excelente Vw.
Enquanto isso a Mercedes e Bmw vendem seus sedans de entrada com preços razoáveis e a Vw-Audi cobra valor muito maior por um A4.
Padrão Vw de administração.
Parabéns Vw, a concorrência agradece.
Feline 2.0 automático — R$ 70.990
??????????? , compra um Civic então , garanto que é bem melhor
parece está bonito.
Caro Luiz,
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Por R$ 70 mil compra-se um Civic LXS com câmbio manual, bancos em tecido, apenas air bags frontais, sem ESP, sem faróis de neblina, sem bluetooh, sem teto solar, rodas aro 16", sem sensores crepuscular ou de chuva, sem tweeters, sem rebatimento dos retrovisores, sem chave canivete ou até mesmo forração interna da tampa do porta malas!!!!
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Será que o Honda vale mais a pena mesmo que um desses 308 top que vem com tudo isso que citei mais câmbio automático, air bags laterais e de cortina, bancos em couro, rodas aro 17" e ainda por cima teto panorâmico de vidro?
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As únicas vantgens do Civic são a câmera de ré, a suspensão multilink e o botão ECON. Esses itens justificam tantas faltas?
Também optaria pelo Civic, mesmo que com menos opcionais. Existe uma diferença fundamental, que é a marca.
Avila,
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É como eu digo: brasileiro não compra carro, compra marca. Mas veja só uma coisa: desde quando segurança pode ser chamada de opcional?
Faço coro com o colega Cristiano.
A Honda poderia ter um pouco mais de respeito como o consumidor, oferecendo produtos mais equipados (ex.: com air bags laterais) a preços mais justos.
Fui conhecer o 308 e acabei comprando um 307. Motivo: Os mesmos itens do 308 Allure 1.6, mais teto solar com acionamento na chave telecomando, por 48 mil. Para usar no trabalho e como 2º carro da família, está ótimo.
Carro da peugeot em questão de estetica,só muda memsmo o tamanho do carro e os farois,pq de resto todos parecem ser o mesmo carro!