Às vésperas de lançar o sedã 408 no Brasil (entre os dias 16 e 17 de fevereiro), a Peugeot já finaliza os trabalhos com o 308, hatch que será produzido em breve na Argentina, juntamente com seu irmão de três volumes. O site Argentina Autoblog flagrou um exemplar disfarçado e teve acesso ao interior do carro.
Se por fora não é possível notar diferenças devido aos disfarces, o interior parece mais simples. No lugar da tela LCD no alto temos o computador de bordo e em vez do rádio double-din mais moderno, o mesmo sistema de som que a PSA usa há anos em seus carros por aqui.
Como se sabe, o 308 e 408 argentinos usam a plataforma do 307 e não a nova desenvolvida na Europa. Em outras palavras, motor, câmbio, suspensão e outros componentes continuam a ser os mesmos, mas com uma nova “embalagem”. Estratégia que ficou comum nos últimos em nosso mercado.
A expectativa é que o Peugeot 308 seja lançado no final do ano.
Depois as vendas despencam e eles não sabem por que… Kinder Ovo com uma (triste) surpresa…
Estranho, eu havia lido em revistas européias que o 308 de lá tb usa a base do 307 melhorada. O mesmo ocorreu com o Bravo (base Stilo reformada) e o Golf VI (Golf V barateada).
E acho que devemos nos acostumar: hj as montadoras conseguem milagres compartilhando plataformas (pra mim o exemplo mais gritante de sucesse é o Audi A5 e o Q5 que tem a mesma base) então é uma tendência natural, ainda mais nessa concorrência feroz que exige reduções constantes de custos.
Essa é a mesma estratégia que a Honda usou no "New" New Civic, ou seja, é mais uma reestilização profunda do que uma nova geração, já que a base anterior ainda é bastante atual. Em época de crise nos mercados, parece uma tendência.
O 308 europeu usa basicamente a mesma plataforma do 307, portanto não há diferenças com o que acontecerá por aqui. Além disso, essa comunização de plataformas é algo completamente normal e compreensivo, o caso é o quanto a plataforma é boa (e moderna) para suportar alguns anos de vida.
Independente se o 308 usa ou não a base do 307 lá na Europa, é importante deixar registrado para quem possa não saber, que os carros fabricados no Brasil e Argentina, costumeiramente faz o que o blogauto afirma, ou seja, utilizam plataformas anteriores somente mudando o desenho da lataria.
Para coibir isso, bem como motores ultrapassados, é simples.
Basta o governo regulamentar – Adotar normas européias de controle de poluentes, que são muito mais rigorosas do que a brasileira, com isso tirará motores ultrapassados (Até a India produzirá a nova linha de motores Gm 1.2 com motor e cabeçote em aluminio, isso nós sendo o 3º maior mercado Gm). Falta imposição das normas européias neste caso relacionado a motores e câmbio, pois diminui o consumo e principalmente a poluição (ai, adeus motores monzatec, pois até a Ford tirou de linha na Europa o 2.5 do Focus St, pois não passou no controle europeu).
O mesmo se dá com a plataforma, adotando normas de segurança, regulamentando as sopas de letras, ESP, ABS (já tem no Brasil, mas só 2014)… e inclusive as plataformas regulamentando-as com relação a torção e uma série de outros fatores realacionados a estrutura do veículo e segurança dos passageiros.
Portanto, falta vontade política.
O 308 na Europa também usa a plataforma do 307, mas lá motor e cambio são novos ao contrario daqui que serão os mesmos.
@Leandro Pi
Até onde sei a base do Bravo é nova… tem nada do stilo.
@DVC
Muito pelo contrario amigo, pois o Leandro está certo, agora pq nós somos castigados com mais lixos no Brasil?!, já que ele muda a frente na europa esse ano, e esse carro novo já chega velho aqui!! lamentavel!
Noticias internas da Peugeot… o carro utiliza a mesma plataforma do 307 com modificacoes iguais a na europa, o cambio muda, ele continua sendo o aut. tip. de 4 marchas mas sera novo…
Pra daqui 2anos, vira o motor 1.6 turbo fabricado aqui, o mesmo do 3008 com fabricacao em parceria com a BMW e tambem o cambio automatico de 6 marchas do 3008.
adendo: a estrategia da Peugeot pro futuro sera de voltar a ser uma marca premium, pois com a chegada dos chineses ela saira dos populares vendendo apenas carros de valores agregados com mais tecnologia, vide 208 no futuro e RCZ que sera lancado em junho. Gostaria de que a peugeot trouxesse o 5008 com 7 lugares, ai sim a gama da marca estaria completa.
Também sou favorável a comercialização do Peugeot 5008, inclusive com a versão "top" à diesel e 7 lugares! Dirigi um na Espanha e simplesmente me apaixonei pelo design, conforto, dirigibilidade, desempenho, economia, espaço para bagagem, enfim, um modelo imbatível se viesse para o Brasil. Apoio!
@Luis Fernando
O Peugeot 5008 é vendido aqui com o nome de Mitsubishi Outlander, eles são o mesmo carro