O Latin NCAP, instituição responsável por avaliar a segurança dos carros vendidos na América Latina e Caribe, realizou uma nova bateria de teste. Desta vez, os modelos avaliados foram o Peugeot 208 e o Kia Picanto. No caso do modelo da marca francesa, já havia sido realizado um teste anterior, mas desta vez o carro seguiu a mudança no protocolo de testes do órgão, que ficou mais rigoroso. Já o compacto sul-coreano foi avaliado pela primeira vez e em versão sem airbags, que não é vendida por aqui.
No teste anterior, realizado há dois anos, o 208 conquistou quatro estrelas na proteção para adultos e três estrelas na proteção infantil. No entanto, no novo teste o hatch perdeu pontuação e fechou com duas estrelas e três estrelas, respectivamente. A versão avaliada contava com dois airbags e freios ABS.
De acordo com o divulgado, os reforços das portas foram removidos dos reforços estruturais para a proteção lateral, explicando a alta penetração e a proteção da pelve, em comparação com a versão europeia do modelo. Com isso, o resultado do teste de proteção da cabeça e do peito foi considerado fraco.
Já o Kia Picanto sem airbags ficou com zero estrela na proteção para adultos e apenas uma estrela na proteção para crianças, mas que fique claro que esta versão não é vendida no Brasil, aqui é obrigatório o Airbag. Ainda segundo o órgão, a falta de airbags explica o resultado fraco no teste, apesar de que a estrutura foi considerada como estável. A baixa pontuação para a proteção de crianças é determinada pelas leituras dos dummies (bonecos) durante o teste de colisão, a falta de cinto de segurança de três pontos para todos os ocupantes e instruções erradas por parte do manual para a instalação de cadeirinhas infantis.
Após receber zero estrela no impacto lateral, o Picanto não foi testado em impacto lateral. Contudo, quando comparado ao 208, o modelo da Kia se diferencia por oferecer proteção básica lateral estrutural e interior como reforços de portas e proteção para a pelve no painel interior das portas.