A PSA Peugeot Citroën anunciou nesta semana a chegada do motor 1.2 PureTech aspirado de três cilindros, que será oferecido no Peugeot 208 2017, que inclusive já está sendo produzido em série na fábrica da empresa em Porto Real, no Rio de Janeiro. A linha 2017 do hatch compacto deverá ser lançada no mercado brasileiro em abril ou maio deste ano.
Este novo propulsor, que por ora será importado de Trémery, na França, se destaca pelo tamanho compacto, peso reduzido e materiais de baixo atrito, que de acordo com a montadora contribuem para um melhor desempenho, economia de combustível e baixo nível de emissão de poluentes. O consumo e as emissões de CO2 foram reduzidos em cerca de 20% em relação a alguns blocos de quatro cilindros de potência equivalente, segundo testes internos da PSA.
O motor dispõe de quatro válvulas por cilindro, duplo comando variável de válvulas, correia em óleo, bomba de óleo variável (para reduzir o atrito), sistema de arrefecimento dividido entre bloco e cabeçote (split cooling) e coletor de escapamento integrado no cabeçote.
“Além de muito sofisticado, o motor chega à América Latina desenvolvido para as condições locais. Para isso, rodamos mais de 400 mil km para sua validação e desenvolvimento. Investimos mais de 5.400 horas somente para sua validação através de nossa bancada de teste”, revelou François Sigot, Diretor de Desenvolvimento, Estilo, industrial e de Supply Chain da PSA América Latina.
Este projeto de desenvolvimento, que envolveu a sua conversão para um motor flex, levou 3 anos e envolveu uma equipe de 150 profissionais, nos Centros de Desenvolvimento de Porto Real e São Paulo, bem como no de La Garenne, na França.
Para passar a funcionar também com etanol, a sua taxa de compressão foi elevada dos 11:1 originais para 12,5:1; o sistema de partida a frio funciona com aquecimento de combustível no injetor (eliminando o reservatório de combustível chamado de “tanquinho”); o conjunto pistão-anéis foi reforçado com a utilização de injetores de óleo fundo de pistão; as válvulas e sedes foram reforçados; e foram instaladas velas especiais.
Com etanol no tanque, o 1.2 PureTech consegue entregar 90 cavalos de potência, a 5.750 rpm, e 12,5 kgfm de torque, a 2.750 giros.
Linha Peugeot 208 2017
Além do novo motor, o Peugeot 208 2017 vai receber uma versão esportiva GT com motor 1.6 THP Flex de 173 cavalos de potência e transmissão manual, além de alterações no visual, seguindo a linha do modelo vendido no mercado europeu. As mudanças se resumem a novos para-choques, grade com novo formato, rodas redesenhadas e lanternas traseiras em LED. Haverá ainda sistema multimídia com Apple CarPlay e Android Auto.