Isso sem contar o Geely CK 1.3, que não é vendido ainda por aqui e nem deveria, tamanha a má qualidade. O primeiro crash-teste feito pela Latin NCAP mostrou aquilo que já se imaginava: os carros nacionais não estão à altura dos requisitos de segurança de países de primeiro mundo.
O Latin NCAP utilizou os mesmos critérios para determinar as notas que o usado pelo Euro NCAP, mas não realizou todos os testes feitos na Europa. Apenas colisão frontal e segurança para crianças foram avaliados. A escolha dos carros dessa primeira edição foi mesclada. Toyota Corolla e Chevrolet Meriva entraram para comparar os resultados com os testes feitos no continente europeu. Já Gol, Palio e 207 foram escolhidos por serem populares na região. Por último, o Geely, marca dona da Volvo, serviu de parâmetro para mostrar como são os chineses que chegam aos montes ao país.
O Geely, por sinal, ficou sem estrela nenhuma na segurança para adultos, acusando ferimentos graves na cabeça e nos pés. E vejam só a ironia: o carro traz um interruptor para desativar os airbags, porém, ele não tem airbags!
Enquanto o Corolla e o Meriva foram avaliados apenas com airbags, os compactos tiveram o teste realizado com e sem airbag. O Peugeot, aliás, foi mal justamente com airbag, recebendo apenas duas estrelas antes as três de Gol, Palio e Meriva. Já nos testes sem airbag, os três hatches tiveram o mesmo resultado: uma estrela apenas.
O Corolla foi o melhor no teste, com quatro estrelas, mas derrapou na segurança para crianças com apenas uma estrela, assim como o Meriva, justamente os dois mais caros. Os demais tiveram duas estrelas.
O leitor mtbf publicou um comentário em outro post com o link dos vídeos dos crash-testes. Reproduzimos esses links abaixo:
Chevrolet Meriva GL Plus com airbag – adultos: 3 estrelas / crianças: 1 estrela
http://www.youtube.com/watch?v=FXCW35UmlrQ
Fiat Palio 1.4 ELX com airbag – adultos: 3 estrelas / crianças: 2 estrelas
http://www.youtube.com/watch?v=f-t6GhaWsb4
Fiat Palio 1.4 ELX com airbag – adultos: 1 estrela / crianças: 2 estrelas
http://www.youtube.com/watch?v=gJfSvoEuaRs
Geely CK1 sem aibag – adultos: não atingiu nenhuma estrela / crianças: 2 estrelas
http://www.youtube.com/watch?v=JLrSIja6xgs
Peugeot 207 com airbag – adultos: 2 estrelas / crianças: 2 estrelas
http://www.youtube.com/watch?v=qbf76CaHpG4
Peugeot 207 sem airbag – adultos: 1 estrela / crianças: 2 estrelas
– sem vídeo no momento –
Toyota Corolla XEi com airbag – adultos: 4 estrelas / crianças: 1 estrela
http://www.youtube.com/watch?v=ypukY_brySc
VW Gol Trend 1.6 com airbag – adultos: 3 estrelas / crianças: 2 estrelas
http://www.youtube.com/watch?v=gMXQzdzU81U
VW Gol Trend 1.6 sem airbag – adultos: 1 estrela / crianças: 2 estrelas
http://www.youtube.com/watch?v=nfgszQmXhcQ
Os carros vendidos aqui são construídos segundo os mais apurados processos e métodos de engenharia e atendem perfeitamente aos mais rigorosos padrões de segurança dos países desenvolvidos. O cliente tem sempre a certeza de que está adquirindo um produto de altíssima qualidade, mesmo pagando o dobro ou o triplo do que pagam nos demais mercados.
…
http://img827.imageshack.us/img827/4693/pegadinha…
A propósito, grato à administração do blog pelos créditos!
Mas que vergonha heim…?
O peugeotzinho envergou o teto para baixo!
O palinho chegou a amassar o teto (Fiquem espertos quando comprarem um usado. Vejam se há amassamento no teto próximo à coluna "b". Se houver corra!)!
O golzinho não chegou a amassar seu teto, mas… está longe de ser o ideal!
Sem air bags, é morte quase certa!
quero ver agora falarem que somente os carros chineses é que são inseguros. Os brasileiros estão no mesmo nível de insegurança. A diferença é que carro chinês vem completo com ar e direção e é mais barato!
Agora, fica evidente que carros de origem européia (Meriva) e Japonesa (Corolla)e que possuem plataformas mais atuais e não rerereaproveitadas se comportam melhor (mesmo que os resultados para crianças não reflitam isso).
Vamos ver as opiniões dos consumidores sobre "coisas não tão importantes" com air bags e plataformas!
http://autoblog.com.ar/2010/10/latinncap-debuto-c…
Pq será que os chilenos não quiseram esse lixos? será que as pessoas que comentam nesse blog criticando as montadoras matadoras estão exagerando? queria ver como seria o teste com o mais lixo de todos os carros nacionais: VW Kombi!!!…essas fabricas são um monte de lixo que só querem o dinheiro do coitado do brasileiro, que me incluo tambem!!!
Resolvi comparar com os modelos equivalentes testados na Europa (Gol, Palio e Geely nem passam na porta) e qual não foi minha surpresa, todos os carros testados na Europa alcançaram mais estrelas… Isso porque nem fizeram teste de impactos laterais nos veículos Latinos, se fizessem era caixão e vela preta!
Peugeot 206 (testado em 2000)- 4 estelas:
http://www.youtube.com/watch?v=U6f4HbQcRrI&fe…
Opel Meriva (testado em 2003)- 4 estrelas:
http://www.youtube.com/watch?v=Z-o7vGiYrIs&fe…
Toyota Corolla (testado em 2007)- 5 estrelas:
http://www.youtube.com/watch?v=l1wA7RBfllY&fe…
Pela lógica, isso demonstra que o nível construtivo dos equivalentes lá vendidos NÃO é o mesmo que os produzidos aqui. Mesmo pagando menos que nós.
Por isso que meu próximo carro com certeza será importado, sem dúvida. Podem ser mais caros, mas pelo menos são mais seguros.
Com as plataformas totalmente adaptadas no Brasil e com pouquíssimos dispositivos de segurança, o resultado não poderia ser outro. Neste caso até as autoridades brasileiras também tem sua participação neste descaso.
Além de tantas vidas perdidas, ainda existe o enorme custo para o País com a recuperação da saúde dos acidentados.
Brasil não somente perde feio em segurança automotiva, como também são os carros mais poluidores do mundo, pois não adota o País, as normas rigorosas de controle de poluentes que existem na Europa. Por isso temos os motores da época dos monza e santana.
Muda Brasil.
Minha Nossa Senhora da Bicicletinha, dai-me equilíbrio.
O Geely virou papel!!! Pela mãe do Guarda.
O 207 também parece feito de papel.
O interessante é o trabalho do cinto com pré-tensionador do Corolla, que faz o passageiro ir de encontro com o air-bag com menos apetite.
No Brasil, depois dessa o negócio é andar de busão. Ôpa, pensamento equivocado, afinal os busões não tem cinto de segurança para os passageiros.
Estamos f…
O Rodrigo lembrou bem, faltou teste aí. Esses testes da Latin NCAP foram mais brandos do que os que são praticados atualmente pela Euro NCAP. Da seguinte forma: na Euro NCAP, além da simulação de colisão frontal, há ainda a de colisão lateral com outro veículo, colisão lateral com um poste e colisão traseira. Na Euro NCAP atual, o veículo recebe uma nota geral de estrelas (de 0 a 5 estrelas) e depois os outros aspectos são avaliados separadamente com porcentagens: 0 a 100% para adultos, 0 a 100% para crianças, 0 a 100% para pedestres e 0 a 100% para assistência de segurança. Ou seja, se esses mesmo veículos daí de cima fossem submetidos ao atual teste completo Euro NCAP, receberiam nota ainda menor!
Boa notícia 3 – é sempre bom saber a verdade.
Carro chinês pode ser ruim, mas com abs e airbag, se não evitar a batida, o risco é menor com certeza. O que revolta é a traição dessas montadoras picaretas – ladrões assassinos, que vendem mentiras aqui, com nomes europeus em cima de plataformas obsoletas e remendadas.
Agora me digam – porque é que somente surgiu a LatinNCAP quando a FIA propôs a criação no Uruguai? É uma vergonha que no 4o maior mercado mundial de automóveis as montadoras picaretas formem um cartel tão forte que consiga dobrar nosso CONGRESSO, e até hoje temos leis pífias e nenhuma fiscalização.
O NCAP nunca chegaria aos nossos carros, caso esperássemos que isso ocorresse aqui.
O mais interessante é a justificativa dada pela Fenabrave:
"Os veículos fabricados no Brasil ""atendem às leis locais"""!!!
Chegamos ao tão esperado "Iluminismo automotivo"?
Torço muito para que as verdades venha à tona e que os meios de comunicação não se "curvem" às montadoras e seu Oligopólio de insegurança.
Vejam no link que deixei aqui com os comentários "hermanos", pois a abordagem do assunto foi mais ríspida e a repercução foi maior, pois eles não fabricam estas carroças e nos culpam por isto!
http://autoblog.com.ar/2010/10/latinncap-debuto-c…
Aguardando anciosamente o teste da VW Kombi para ver o quão segura ela é.
Seria legal se aumentassem a gama de modelos, uma comparação de "segurança" entre Classic/Corsa/Agile seria interessante.
@John
e pelo modelo dos carros, vc vê que foram realizados na Argentina. Afinal, no Brasil temos Meriva GL ou 207 1.4 com air-bag?
Brasileiro é consumidor patético. Se o vendedor de uma concessionária for confrontado com esses dados, ele vai falar que "não tem air-bag, mas tem rodas e farol de neblina", pro manolo poder desfilar com seu possante desatualizado.
<blockquote cite="#commentbody-27792">
John :
Agora me digam – porque é que somente surgiu a LatinNCAP quando a FIA propôs a criação no Uruguai? É uma vergonha que no 4o maior mercado mundial de automóveis as montadoras picaretas formem um cartel tão forte que consiga dobrar nosso CONGRESSO, e até hoje temos leis pífias e nenhuma fiscalização.
O NCAP nunca chegaria aos nossos carros, caso esperássemos que isso ocorresse aqui.
John, vc. está coberto de razão. Acrescento ao que vc. mencionou o fato do CONTRAN (e seus legisladores arcaicos), se preocuparem apenas com engates, películas, dvd no painel (muitos navegadores tem video), esguicho de água para xenon, ESTOJO DE PRIMEIROS SOCORROS, e não obrigar as montadoras a fazer os testes iguais existem na Europa ou pelo menos esses adotados da matéria (afinal nossa vida vale o mesmo que a de um Europeu ou Americano). Não tem cabimento o Contran além de não exigir melhor estrutura nas plataformas dos veículos brasileiros, dar um prazo tão longo para se adotar air-bag e abs no Brasil. Cadê o controle de estabilidade e outros dispositivos de segurança.
Povo Submisso e órgãos preocupados com dvd, primeiro socorros, ao invés de proteções reais de segurança.
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O importante disso tudo é que somos PENTACAMPEÕES. Viva o Brasil.
E ainda era permitido retrovisor somente de um lado. Uma única luz de ré, e se não me engano, ainda é comercializado no Brasil cintos nos bancos traseiros sem serem de três pontos para os ocupantes das laterais, pois para o ocupante do meio tenho certeza.
Viva o Contran, viva o Tiririca, viva o eleitor brasileiro e viva o penta que é o mais importante de tudo.
Não podemos ainda esquecer que para uma batida de 64 km/h, basta estarmos a 34 km/h e bater de frente com outro veículo que venha no sentido contrário a km/h.
Se eu estiver errado, peço que me corrijam por favor.
Enquanto isso, o governo permite a importação do México e da Argentina sem qualquer tipo de restrição quanto a segurança.
Já o México para segurança deles e dos americanos, não permite a entrada de brasileiros no México sem visto. Porém se o brasileiro não tiver visto para o México, mas visto para os Eua, pode entrar no México sem visto direto.
Enquanto o brasileiro representa risco para o México, o Brasil através do governo proporciona lucro e empregos para o México isentando este com imposto de importação zero, permitindo que as montadoras invistam grandes somas no México visando o Eua e o Canadá, além de é claro, o caridoso Brasil.
Custo Brasil.
O México, a China e a Argentina ajuda pagar essa conta para o Brasil?
Segundo o representante da LatinNCAP, Jean-Marie Mortier, "o custo anual dos acidentes de trânsito em países como o Brasil está em torno de 11 bilhões de dólares". A agência informou que alguns veículos testados foram doados pelos próprios fabricantes, enquanto outros foram comprados pelo instituto.
Tá explicado porque a Peugeot do Chile decidiu importar o 207/206 da Europa ao invés do Brasil! E e eu estava cogitando comprar um 207, por ser um dos poucos carros abaixo de 50 mil com ar/dh/abs/airbag e câmbio automático. Vou passar longe desse aí e de seu irmão C3. Só restou o Picanto.
para o colega q citou o caso de velocidades em sentidos contrários basta somar!
por ex, se vc estiver a 60 km/h o carro no outro sentindo(de frente para vc) estiver a 80 km/h a velocidade de colisão será de 140 km/h (!!)
Com a soma das velocidades, tem que por em conta também o peso das massas.
1 tonelada a 80km/h.
1 (tonelada a 80) km/h = 2,77777778 × 10239 m kg80 / s
@Cil
O 207 compacto é um remendo no 206, enquanto o C3 é um projeto autêntico, digamos – mesmo assim, compare com o novo C3 europeu para perceber como o nosso é ultrapassado.
O problema não é o C3, mas os modelos "parecem-mas-não-são" Aircross e C3 Picasso, que usam plataforma remendada do antigo, e não a verdadeira do novo C3. Esses crash-tests já são previsíveis… Parece que toda a nossa indústria vive essa onda de modelos mentirosos.
@Comanche
Lembrando que, até recentemente ao menos, haviam modelos sem sequer encostos de cabeça traseiros – são tantos absurdos, era caso para se instaurar uma CPI e dar nomes aos bois. Ou não, CPI sempre acaba em pizza…
Agora resta ver o que o CONTRAN ou DENATRAN fará com os resultados dos testes. De nada adianta o cidadão saber que o carro dele ou o carro que ele pode comprar é inseguro, se ele não tem mais de 50 ou 60K para pagar por segurança. A obrigação do governo federal, seja lá por qual departamento, é fazer com as montadoras recolham esse porcaria toda e só possam vender veículos que atendam aos requisitos considerados mínimos no mundo civilizado.
Legislar para obrigar kit de primeiros socorros ou cadeirinha é fácil, mas quem se responsabiliza se a cadeirinha não salvar um bebê porque a ancoragem do cinto de segurança é uma porcaria?
1 estrela para Gol, Palio, 207?!?!?! É pior do que se imaginava! E mesmo com os air-bags obrigatórios, a partir de 2014, só atingem 3 estrelas. Como é mesmo o nome do Santo padroeiro dos motoristas pra eu já ir rezando?
Queria ver um editor de alguma das grandes revistas mudar a pauta da capa do mês que vem. Ao invés de jogar confete num salão do automovel onde ninguém vai lançar nada relevante, botar a foto de um desses modelos '1 estrela' estampando a capa e apontando uma matéria esmiuçando tudo isso.
<blockquote cite="#commentbody-27818">
Comanche :
Enquanto isso, o governo permite a importação do México e da Argentina sem qualquer tipo de restrição quanto a segurança.
Já o México para segurança deles e dos americanos, não permite a entrada de brasileiros no México sem visto. Porém se o brasileiro não tiver visto para o México, mas visto para os Eua, pode entrar no México sem visto direto.
Enquanto o brasileiro representa risco para o México, o Brasil através do governo proporciona lucro e empregos para o México isentando este com imposto de importação zero, permitindo que as montadoras invistam grandes somas no México visando o Eua e o Canadá, além de é claro, o caridoso Brasil.
Acrescentando: O Chile, Uruguai, Argentina, Venezuela…não precisa de visto para entrar no México, ao contrário do Brasil, que gera enorme lucros para as montadoras instaladas no México.
Ontem vi uma matéria a respeito do Latin NCAP no Jornal do SBT e disseram que o aço dos carros feito aqui é de pior qualidade se comparado com os europeus.
Um Golf alemão a 100 KM/H se saiu mais inteiro que o 207 e Geely, isso sim é impressionante
http://www.youtube.com/watch?v=1TNFDeK6GLE&fe…
Eduardo CI.
É impressionante o video. Viu a parte final, onde mostram um gráfico com as lesões sofridas por uma pessoa à 64km/h? Cabeça e tronco (partes vitais) aparecem em verde, o que significa que foram protegidas pelo sistema de segurança passiva e os braços/pernas em amarelo.
Os Europeus estão tão avançados em matéria de segurança passiva que primeiro lançaram os air bags frontais para protegerem cabeça e tronco, depois os laterais e de cortina para proteção de cabeças e tronco em impactos laterais, o que deve ter deixado o gráfico mais verde. Restavam então as lesões de rodia causadas pela compressão dos joelhos no painel. E pumba, seguem com air bags para joelhos!
No Brasil… kombi, mille, celta, 206,5 e assim vão…
Pelos resultados, parece que a supostamente moderna plataforma do VW Gol G5 não é tão eficiente assim!
Não criticando o post, muito pelo contrário, mas em um ambiente (mercado brasileiro) onde os competidores são nivelados por baixo, o consumidor tem baixo poder de compra, é pouco consciente e exigente, e o governo é omisso… o quê fazer ?
Mesmo que saibamos que Gol, Palio, 206,5 dentre tantos representem risco a segurança dos passageiros, o que vai adiantar se a maioria das pessoas que compra carro não é esclarecida e só tem dinheiro para comprar esses carros de entrada (e ainda assim financiado em 60 meses), não podendo comprar carros do nível de Corolla ou Civic para cima e se o governo preocupa-se apenas em legislar sobre kit de primeiros socorros, aparelhos de gps, faróis de xenom, película… ?
Nos EUA, Europa, Japão… além dos preços justos, os consumidores tem alto poder de compra, ou seja, se o carro de entrada é ruim (o que não é o caso deles), eles podem muito bem comprar carros de uma categoria superior para suprir a deficiência do modelo de entrada. Já aqui a história é bem diferente…. Carros cada vez mais pelados e rústicos, sofrendo diversas maquiagens, quando não, tendo visual atual mas com plataforma reaproveitada; veículos sem tecnologia e sem itens de segurança sejam eles ativos ou passivos…
Já imagino o que os fabricantes aqui instalados falarão para se defender após os resultados: "Os veículos aqui fabricados atendem a legislação vigente e a exigência do consumidor local, se o consumidor passar a exigir mais segurança ativa e passiva, nós melhoraremos o produto, mas ele terá que pagar mais por isso…".
E assim as carroças continuarão reinando… A GM que diga, que de fabricante deveria passar a ser chamada de empresa de reciclagem, pois aproveitou a plataforma do Corsa Wind no Celta, depois aproveitou a mesma plataforma no Agile, vem aproveitando o motor do Monza da década
de 1980… e a VW não fica atrás com seu motor 2.0 de Santana usado em Golf e Polo. Se os veículos chineses começarem a fazer sucesso aqui, esperem uma piora ainda maior nos veículos da VW, Fiat, GM, Ford… para poderem competir em preço.
Quem tem grana pode comprar algo melhor e mais seguro, já quem não tem vira refém do que há de ruim no mercado.
O consumidor brasileiro tá ferrado, é lesado por todos os lados:
http://www.noticiasautomotivas.com.br/a-mamata-do…
Só pra constar, recebi hoje a revista Proteste (www.proteste.org.br) com este tema como matéria de Capa. Esta revista, pra quem não conhece, tem um alto poder de penetração nas mídias e órgãos de defesa de consumidor. Espero, assim como muitos aqui, que isso repercurta em níveis mundiais, pois só assim quem sabe, talvez, um dia, no futuro próximo eles parem de enxergar os consumidores da América Latina como um bando de macacos indignos de andar em carros seguros.