São 80 cv de potência e 12,6 kgfm de torque. Tudo pelo preço de muito 1.0. A Peugeot baixou o preço do 206 1.4 para fazer frente aos populares e transformou seu hatch no modelo não-popular mais barato do Brasil. Mas será que brasileiro gosta tanto de carro mil assim?
O desconto é de cerca de R$ 4 mil em relação ao modelo 2010, mas já se praticava um preço mais baixo nas concessionárias. Assim mesmo apenas 700 carros em média têm sido vendidos por mês. É praticamente o mesmo valor de um Gol G5 – com 5 portas já que o 206 mais barato é o de 3 portas -, mas o líder do mercado nacional vende quase 40 vezes mais.
Exceto pelos pequenos como o Celta, Uno e Ka, o motor 1.0 já provou que não é adequado para o dia-a-dia. As atuais versões de motores já não são tão econômicas e a falta de torque é crítica em ladeiras e com o carro cheio. Ainda assim temos alguns “mastodontes” com motor mil como o Sandero e o Fox.
Que tal se o governo mudasse o critério do IPI e, em vez de beneficiar o motor de baixa cilindrada, cobrasse menos dos motores mais eficientes tanto em consumo quanto em emissão de poluentes. Seria mais racional e justo.