O Peugeot 2008, na minha humilde opinião, sempre foi um injustiçado, o carro tem muitas qualidades, mas a própria marca não ajudava, desde a chegada ficava faltando um câmbio automático na versão THP, e a aspirada vinha com uma transmissão de 4 velocidades, no meio do caminho acabaram com essa caixa automática antiga e colocaram uma de seis marchas, ai chegou o belo 3008 e o 2008 foi colocado de lado pela marca do leão. Mas finalmente acordaram e o 2008 chega na sua versão 2020 com um facelift leve e finalmente a transmissão automática para toda a linha, isso era tão importante que acabaram com as versões com transmissão manual, agora só tem 2008 automático na linha 2020.
O Peugeot 2008 ficou mais alinhado com o restante da linha de utilitários esportivos e crossovers da marca, principalmente no que diz respeito a parte dianteira do veículo. A nova grade frontal, emoldurada em acabamento em preto Onyx e verticalizada. Em aspecto flutuante, fica o emblema do leão. O capô mais horizontalizado remete à força e agressividade do motor e torna a frente do veículo mais alta e imponente, totalmente alinhada com o design do 3008 e 5008.
O novo para-choque frontal aumenta o ângulo de ataque do carro e facilita a superação dos obstáculos nas ruas e estradas de terra. E é nele que encontramos as molduras destacadas para os faróis de neblina. Os faróis afilados, com DRL em LED e refletores com lente semielíticas, projetados para obter o máximo de eficiência técnica e garantir mais segurança e visibilidade em todas as situações.
A robustez da carroceria é reforçada pelo uso da linha de cintura elevada, com pneu 205/60 de rodas de 16 polegadas, de aço, com calotas ARSENIC ou de liga-leve Áquila Diamantada. Os protetores pretos, agora como item de série para todas as versões, situados na parte inferior da carroceria, se estendem do para-choque dianteiro ao traseiro.
A parte traseira mantém sua identidade com o para-choque saliente à carroceria, com a parte inferior em preto Onyx. Integradas na peça ficam as luzes de neblina e de ré. A tampa do porta-malas permanece emoldurada pelo teto com ondulação dinâmica. As lanternas traseiras conduzem, flutuando em seu interior, iluminadas por LEDs e pelo piso rebaixado do porta-malas, que facilita o seu carregamento.
O visual renovado e uma frente muito mais elevada proporciona ao Peugeot 2008 uma silhueta ainda mais envolvente, marcante e que reforça os códigos de design do segmento SUV. As proporções harmônicas, as linhas ousadas e bem definidas trazem um ar sofisticado e ao mesmo tempo jovial. Essa sensação se deve, muito em parte, pelo ar refinado do acabamento em preto Onyx das novas barras de teto, que emolduram o teto panorâmico, da grade frontal e dos retrovisores, em contraste com a força transmitida pelos embelezadores de passagem de rodas e pelo detalhe do para-choque traseiro em preto texturizado.
Disponível em duas configurações de motorização, 1.6 EC5 VTI, de 118 cv a 5.750 rpm (com etanol) e 1.6 Turbo THP, de 173 cv a 6.000 rpm (com etanol), ambas com câmbio automático EAT6 de seis velocidades, produzido pela líder mundial em caixas de câmbio, a empresa japonesa AISIN AW, os propulsores contam com torque máximo de 16,1 kgfm a 4.750 e 24,5 kgfm a 4.000 rpm, respectivamente.
Novidade no Peugeot 2008, o premiado motor THP (Turbo High Pressure) 16V FLEX desembarca na versão Griffe THP AT do modelo. O propulsor turbo que garante, definitivamente, uma nova experiência de condução ao motorista e amplifica ainda mais o prazer de dirigir.
O motor turbo tem 16 válvulas, com duplo comando de válvulas no cabeçote e injeção direta sequencial. O turbo compressor é do tipo Twin-scroll; com bomba eletrônica de alta pressão; cabeçote com 2 eixos de comando de válvulas; bomba de óleo com gestão de vazão e cárter duplo.
Já a caixa de câmbio automática sequencial de 6 marchas (EAT6), que equipa ambas motorizações, traz 4 modos de condução (drive, eco, sport e sequencial), adaptando o veículo às mais diferentes necessidades do proprietário, seja para ter respostas mais esportivas do carro, como quando o modo de direção Sport é acionado, ou ainda, ao reduzir o consumo de combustível em situações de trânsito intenso em até 6,5%, no caso da ativação da função “Eco”.
O Peugeot 2008 ainda vem equipado, na versão Griffe THP, com o Grip Control, dispositivo que tem por objetivo auxiliar o motorista na direção ao otimizar a motricidade em diferentes e acidentados terrenos, como neve, areia ou lama. O Grip Control está disponível com 5 ajustes manuais (padrão, areia, neve, lama ou ESP OFF).
A suspensão dianteira do utilitário esportivo mantém o conjunto tipo Pseudo McPherson, independente, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos pressurizados à gás e barra estabilizadora. Assim como as traseiras são formadas por travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos pressurizados à gás e barra estabilizadora.
O conceito inovador e exclusivo do i-Cockpit, solução implementada e registrada já há algum tempo pela marca, tornou-se uma das identidades mais marcantes da fabricante em seus modelos. Privilegiando o prazer da condução se destaca por proporcionar um posto de direção mais elevado e intuitivo. O motorista fica completamente integrado ao veículo e com acessos simples a todas as funcionalidades presentes no painel ou no volante do carro.
Ao ocupar a posição de motorista, as sensações são renovadas. Os bancos contam com regulagem de altura, profundidade e inclinação, com um formato que gera a sensação de ser abraçado e permite ao motorista ter maior sustentação do corpo, conforto e segurança.
À frente, o volante de multifunções com dimensões reduzidas no estilo SportDrive, revestido em couro (na versão Griffe), dispõe de um acabamento cromo fosco com a inscrição PEUGEOT, e com regulagem de profundidade e de altura, aumenta a precisão da direção, que tem assistência progressiva elétrica. O painel de instrumentos está estrategicamente posicionado acima do volante, dentro do campo de visão do motorista, o que permite uma completa visualização de toda a condição do veículo sem que seja necessário tirar os olhos da estrada.
De série desde a versão de entrada, no console central encontra-se o Peugeot Connect Radio de 7 polegadas (a central multimídia da Marca), que para o lançamento do Peugeot 2008 contou com atualização do software, ficando ainda mais rápido. A central possui os sistemas Google Android Auto e Apple CarPlay e possibilita o espelhamento do celular. Com essa tecnologia, aplicativos populares de música ou navegação, como o Waze, entre outros, podem ser utilizados com mais facilidade – contanto que já estejam instalados no smartphone do usuário. Uma vez que os aparelhos estejam conectados, as chamadas telefônicas também podem ser feitas por comando de voz ao apertar um botão do volante.
A iluminação branca do painel, em contraste com a pintura em Chardonnay, na versão Allure, e Criollium, na Griffe, traz uma harmonia singular à visão e gera melhor leitura dos instrumentos, além da elegância. A mesma concordância entre padrões de cores é obtida ao analisar o teto e compará-lo aos bancos. Todo em tecido cinza claro, emoldurando o vidro panorâmico, com cortina regulável de entrada de luminosidade da mesma tonalidade.
Já os bancos são compostos por tecidos escuros com tons de vinho como o Jacq Motion e acompanhamento em Slight Tramontane e duplo Linha Matinal, no Allure. No Griffe, contam com revestimento que mistura couro e tecido. Desta vez, os materiais utilizados são a combinação do Levis 3 e couro Zina Metalizado.
Outro destaque da ergonomia do Peugeot 2008 está nos porta-objetos. Tanto para motorista, quanto para os passageiros, há sempre um espaço próximo disponível e funcional, como os nas portas laterais, o profundo compartimento situado em frente ao câmbio e o porta-luvas refrigerado.
O Peugeot 2008 mantém as boas dimensões e divisões nas três prestações do carro. A boa distância entre-eixos, 2,54 m, é uma aliada na separação dos espaços internos e proporciona aos passageiros do banco traseiro um espaço confortável para as pernas e cabeças.
O porta-malas tem capacidade para 402 litros. Com a possibilidade de rebatimento dos bancos traseiros, o volume sobe para 1.172 litros (para isto basta pressionar o botão de comando localizado na parte superior do encosto traseiro e o assento é escamoteado automaticamente). Além da grande capacidade de carga, o porta-malas se destaca pelo simples acesso, pela grande abertura retangular da porta e a altura de carga baixa em relação ao solo (apenas 60 cm).
A segurança sempre esteve presente no desenvolvimento dos carros da Marca. Por isso, o Peugeot 2008 já vem equipado, em todas as suas versões, com quatro airbags (dois para colisões frontais e dois laterais); com piloto automático (regulador/limitador de velocidade); apoios de cabeça dianteiros e traseiros (disponíveis para todos os ocupantes); freios a disco nas quatro rodas com ABS.
O modelo ainda possui cinco cintos de segurança com três pontos de fixação, alerta sonoro e visual de afivelamento do cinto do condutor – na frente, os cintos têm pré-tensionadores e bloqueio de folga e atrás os cintos laterais e central têm bloqueio de folga – e Sistema ISOFIX para a fixação de cadeirinhas utilizadas para o transporte de crianças.
A suspensão elevada, com 200 mm de vão livre no entre-eixos e ângulo de entrada de 23°, contribui para maior estabilidade e segurança do carro, principalmente em situações como passagem por lombadas, valetas ou mesmo estradas de terra. A versão Griffe THP ainda está equipada com Grip Control, com cinco funcionalidades (padrão, areia, neve, lama ou ESP OFF) que auxiliam as conduções nos mais complexos terrenos.
Para o lançamento do Peugeot 2008, a Marca preparou uma forte investida digital e estreia sua nova plataforma de e-commerce com a pré-venda da versão especial com motorização THP Automática e kit de sonorização da JBL. A partir do dia 13/05, o consumidor poderá conhecer cada detalhe do modelo, que chegará oficialmente às lojas em novembro.
Em parceria com a renomada empresa de som JBL, a marca desenvolveu a série especial Peugeot 2008 InConcert by JBL. A versão será equipada com conjunto de alto-falantes; tweeters; subwoofer slim e amplificador da tradicional e reconhecida marca. Além do kit sonoro, com base na acústica do carro, técnicos da JBL criaram uma regulagem específica que proporcionará uma experiência única, com dinâmica completamente personalizada.
O Peugeot 2008 está disponível em sete opções de cores diferentes: Branco Banquise; Branco Nacré (perolizado); Marrom Dark Carmin; Cinza Aluminium; Cinza Grafito; Preto Perla Nera e Vermelho Rubi e em quatro versões, de acordo com a que mais se adapta a sua necessidade.
ALLURE – Os carros vêm equipados de série com dois air-bags laterais; ar condicionado manual; faróis com guia de luz em LED e DRL; controle elétrico para os retrovisores; vidros elétricos dianteiros e traseiros; limitador e regulador de velocidade; volante com comandos integrados; Peugeot Connect Radio de 7 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay integrados; rodas de aço 16 polegadas com calotas ARSENIC; barras de teto na cor Preto Onyx e moldura nas caixas de roda. Preço: R$ 69.990.
ALLURE PACK – A versão Allure Pack traz a mais que a versão Allure faróis de neblina; volante revestido em couro; câmera de ré; alarme perimétrico; rodas de liga-leve 16 polegadas. Preço: R$ 79.990.
GRIFFE AT – A versão Griffe AT vem equipado de série (a mais que a Allure Pack) com ar condicionado digital bi-zone; roda de liga-leve 16 polegadas Áquila Diamantada; teto de vidro panorâmico; sensor de chuva; sensor de luminosidade. Preço: R$ 89.990.
GRIFFE THP – Além de todos os acessórios da versão Griffe AT, a Griffe THP vem equipada com motor turbo e Grip Control. Preço: R$ 99.990.
O lançamento do Peugeot 2008 2020 também celebra o ápice do plano estratégico Virada Brasil. Iniciado pela marca em 2015, promoveu uma ampla modernização dos produtos no país, além da completa reestruturação do modelo de negócios, passando pela rede de concessionários, serviços e relacionamento com os clientes.
A guinada na estratégia da Peugeot do Brasil passou por uma profunda mudança em todas as dimensões do negócio, com um único objetivo: assegurar o mais alto nível de qualidade com os produtos e serviços para satisfazer os clientes. Foi a partir desse trabalho que a Marca pôde oferecer, por exemplo, o Peugeot Total Care. Pioneiro, o programa traz 10 compromissos inéditos e exclusivos para o mercado automobilístico brasileiro, que priorizam a comodidade, transparência e excelência dos serviços ao consumidor.
Com o sucesso do programa, a Marca aproveita a chegada do Peugeot 2008 para lançar a nova fase do Peugeot Total Care, que aprofunda a relação com o consumidor e adiciona um compromisso inédito, que sintetiza todos os demais em apenas um: caso o cliente não fique satisfeito com o serviço prestado pela concessionária, não pagará pelo valor da mão de obra utilizada.
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Já o Renova Peugeot foi criado para dar opção para o consumidor ter sempre um Peugeot novo na garagem. Com ele, a Marca se compromete, ao final do programa, em pagar até 85% do valor da tabela FIPE no veículo usado na troca por um zero km.
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