O instituto EuroNCAP, um dos mais consagrados do mundo em avaliar questões de segurança viária, divulgou nova rodada de resultados. As notícias, mesmo para nós, muitas vezes distantes dos carros de melhor colocação, são boas.
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Audi A6 e Chevrolet Aveo, a serem lançados por aqui; e BMW X3 e Volkswagen Jetta, já presentes em nosso mercado; conquistaram cinco estrelas, apresentando altos índices de proteção a motorista, ocupantes e pedestres. Até mesmo que não ganhou cinco estrelas foi bem: o Kia Picanto, que será apresentado amanhã à imprensa especializada, ficou com quatro – só faltou ter controle eletrônico de estabilidade de série em todos os países da Europa.
Se o Picanto, com inúmeros recursos, não tirou nota máxima, o que o EuroNCAP diria de Celta, Ka, Gol G4, Mille e companhia?
A EuroNCAP nunca poderá dizer nada sobre Celta, Mille e GOl G4, porque nunca esses modelos serão oferecidos no exigente mercado europeu. Agora a LatinNCAP poderia testar os modelos sim, mas ao que parece depois da repercussão negativa dos resultados dos modelos brasileiros no primeiro teste, resolveram fechar o orgão e nenhum novo teste será feito, visto que já se passou quase um ano desde o primeiro crash-test e nãos e tem mais notícias de atividades do instituto.
Se resolverem fazer este teste com nossos carros nacionais, com certeza soh sobrariam os importados, e claro soh alguns deles! Seguranca eh ultimo item oferecido pelas montadoras nacionais a nos consumidores, e qdo oferecem cobram mto caro por isto! Por isto Faustao continua seu discurso de carro completo, ateh a JAC imveste em seguranca, soh mesmo montadoras nacionais q nao dao devido valor na vida de quem compra seus veiculos!
Alguém sabe a nota do FIAT 500?
Daniel, até acho que as nacionais se sairiam melhores que as chinesas, porém se utilzarem o mesmo cirtério que na Europa (e mesmo o dos EUA) teríamos resultados vergonhosos. Enquanto lá o padrão são 6 air-bags (diferencial é quem oferece 7,8 ou 9) + ABS e o ESP só não vem no modelo mais de entrada das marcas comuns, já se aperta o cerco para os carros ficarem mais seguros em caso de atropelamentos. Aqui, espelhos dos 2 lados é coisa de pouco tempo; só daqui a 2 anos vamos ter abs e air-bags obrigatórios (e mesmo assim somente os da frente) e todas as plataformas são defasadas ou de baixo custo. Não tem como dar certo isso.
pedeboi, eu estava me perguntando justamente sobre a LatinNCAP. Quando estreou foi aquele fuzuê, divulgando resultados bombásticos de alguns poucos modelos testados. Depois, só o silêncio. Acho que você tem razão, as "forças ocultas" devem ter fechado o instituto, ou pago um jabá gordo para não testarem mais carros brasileiros…
@Leandro PI, vc escreveu: "só daqui a 2 anos vamos ter abs e air-bags obrigatórios (e mesmo assim somente os da frente)".
Sim, vamos finalmente ter airbags e ABS obrigatórios daqui a 2 anos SE o poderosíssimo lobby das montadoras "nacionais" não "melarem" alegando "falta de política de investimento", enquanto lucram US$ 5 bilhões e investem apenas 10% disso.
pedeboi, o fox foi p/ lá e advinha como ele foi recebido pela imprensa especializada alemã?! quer saber, procure no google, e vc terá uma ideia de quanta mer……..a nós temos aqui!
O FIAT 500 europeu recebeu reforços estruturais para atender as normas americanas e ser vendido naquele mercado. Os testes americanos são + rigorosos?