A baliza sempre foi motivo de preocupação de muitos motoristas. No entanto, para proprietários de alguns carros mais carros, isso deixou de ser um bicho de sete cabeças. Há dez anos, o sistema Park Assist é oferecido em uma série de automóveis, capaz de estacionar o veículo com precisão nos espaços mais apertados. A Volkswagen foi a primeira fabricante de automóveis do mundo a dispor de tal recurso.
O assistente de estacionamento começou a ser desenvolvido pelos engenheiros da Volkswagen no início da década de 2000; e, em 2006, apresentaram o resultado. O Park Assist auxilia o motorista executando automaticamente os movimentos de direção corretos para estacionar o automóvel; fazendo a medição do tamanho da vaga, a determinação da posição correta para o início da manobra e os movimentos da direção. Com este sistema, o condutor precisa apenas acelerar e frear.
A primeira versão do Park Assist, introduzida no Volkswagen Touran, era bastante limitada. Apenas duas movimentações eram possíveis e o sistema só possibilitava estacionar em vagas paralelas à rua; num espaço com o comprimento do veículo mais 1,40 metro.
Todavia, em 2010, o sistema ganhou novos recursos e passou a ser capaz de estacionar em espaços longitudinais de uma forma mais rápida. Já em 2012, foi acrescentada a opção de estacionar em vagas transversais e o espaço adicional necessário nas vagas caiu para apenas 90 centímetros; fazendo o uso de doze sensores ultrassônicos instalados no carro.
Por fim, em 2015, chegou a vez da terceira geração do Park Assist, introduzida na atual geração do Volkswagen Passat. Ela precisa apenas de 80 cm de espaço lateral para colocar o veículo dentro da vaga desejada e também dispõe de uma função de frenagem de emergência que, embora não consiga eliminar completamente acidentes ao estacionar, ao menos pode minimizar os danos.
Outras mudanças também foram aplicadas no sistema. Anteriormente, só era possível ver uma representação simples dos arredores do carro no painel, consistindo em seis objetos; semelhante aos primeiros jogos de computador da década de 1980. Agora, a exibição é feita por um mapa digital, com espaço ao redor do carro e a área de manobra calculados por um sistema inteligente.
Hoje, a linha da Volkswagen no mercado brasileiro oferece o assistente de estacionamento em cinco modelos. São eles: Golf, Golf Variant, CC, Tiguan e Passat.