Por que a Kia desistiu do Cerato hatch? Essa dúvida acabei tirando com o presidente da Kia no Brasil, José Luiz Gandini. “Eles (a Kia) até se dispuseram a enviar o Cerato hatch para cá, mas aí nossas vendas do sedã cairiam”, explicou durante o almoço no lançamento do Sportage e Soul flex.
Gandini nos disse que o Brasil tem uma cota de Ceratos por mês e que ela não seria alterada caso ele optasse por trazer logo a versão hatch: “aí desisti. Não podemos correr o risco de perder clientes do sedã, que vende muito bem”, concluiu.
Com isso, o Cerato hatch ficou, na prática, para 2012. “A Kia está construindo uma nova fábrica na Coreia, a quarta, para dar conta da demanda”, revelou Gandini. Ainda segundo ele, o gargalo de produção existe porque a Kia vê suas vendas crescerem no mundo inteiro.
Pelas contas da sua equipe, a Kia deve emplacar por mês em torno de 8 mil carros/mês a partir de agosto ou setembro. Isso a colocaria no mesmo patamar de Citroën, Peugeot, Toyota e Hyundai, claro, caso elas permaneçam nos atuais níveis de vendas.