Por que a Kia desistiu do Cerato hatch? Essa dúvida acabei tirando com o presidente da Kia no Brasil, José Luiz Gandini. “Eles (a Kia) até se dispuseram a enviar o Cerato hatch para cá, mas aí nossas vendas do sedã cairiam”, explicou durante o almoço no lançamento do Sportage e Soul flex.
Gandini nos disse que o Brasil tem uma cota de Ceratos por mês e que ela não seria alterada caso ele optasse por trazer logo a versão hatch: “aí desisti. Não podemos correr o risco de perder clientes do sedã, que vende muito bem”, concluiu.
Com isso, o Cerato hatch ficou, na prática, para 2012. “A Kia está construindo uma nova fábrica na Coreia, a quarta, para dar conta da demanda”, revelou Gandini. Ainda segundo ele, o gargalo de produção existe porque a Kia vê suas vendas crescerem no mundo inteiro.
Pelas contas da sua equipe, a Kia deve emplacar por mês em torno de 8 mil carros/mês a partir de agosto ou setembro. Isso a colocaria no mesmo patamar de Citroën, Peugeot, Toyota e Hyundai, claro, caso elas permaneçam nos atuais níveis de vendas.
A Kia deveria usar da mesma ousadia que utiliza em seus produtos, para abrir uma fábrica no Brasil ao invés de ficar importando com submissão as cotas por falta de produtos para suprir mercados.
E isso torna totalmente inviavel a vinda do novo kia Rio hatch para o Brasil devido a sua fabricação ser na europa, e com relação ao cerato hatch, a hyundai agradece e a VW,peugeot,GM ainda pode respirar um pouco até a chegada do belo cerato que definitivamente vai mandar p/ o tumulo golf 4,5 , 307 e vecrta gt/ astra!!
É óbvio que todo empresário almeja lucro e que este seja de seu contento. È o capitalismo…
Só que é assim: no 4. mercado mundial temos carros defasados, pelados, inseguros e caros.
Noutros paises – e nem precisa ir longe não – vejam a Argentina e o Chile, por exemplo – onde o mercado é bem menor que o nosso, os consumidores tem muito mais opções de carros, mais baratos, modernos, equipados e seguros.
O que está errado aqui ?
Consumidores passivos e atrasados OU empresários gananciosos demais ?
Acho que os dois !!!
Também não vejo diferença entre o sr. Gandini e o sr. C.A.O.A., o que o 2 querem mesmo é $$$$, muito $$$$$$$$$ !!!!! Idem sr. Habib (JAC).
A diferença e que somos muito acomodados com o que temos, temos leis que proíbem carros pequenos a diesel, isso sem mencionar os impostos. Será que é só ambição dos empresários ou pelo menos 50% da culpa é nossa pelo nosso "pacionismo" ou "comodismo" como queiram chamar!!!
Vejo uma declaração como esta uma imbecilidade, caso seja realmente verídica, me perdoe os Srs. Há muitos consumidores que são compradores de hatch e não de sedans, como eu. Em nosso país temos ruas apertadas, garagens pequenas e famílias pequenas.
Como eu e mais alguns, já que não vem o Cerato Hatch, vou procurar outra marca, pois que confiança tenho numa marca que mostra, anuncia e depois "desiste" de lançar?! Assim também qualquer hora pode desistir de representar a marca no país. "Acorda Sr. Gandini"
porque perderia vendas acho que nao porque quem compra o cerato sedan é porque gosta de porta mala…..
É uma pena, pois estava preparado para comprá-lo neste mês. Até o final do ano eu penso se vou comprar o sedãn ou espero algum outro lançamento. Creio que a Kia vai perder clientes agindo assim.
a frente nao combina com a traseira
Fico abismado com o baixo nível dos executivos brasileiros. Até eu que não sou da industria me lembro do caso do Novo Focus… A Ford apostou tudo no sedan e hoje tem fila de espera para o hatch enquanto o tal sedan sai com 3% de desconto de fábrica na nota. Será que é tão difícil perceber que o consumidor brasileiro mudou?
Ou o senhor aí da entrevista esconde a verdade ou é claramente despreparado. Se essa lógica apresentada fosse verdadeira as montadoras só fariam um modelo de veículo.
@Babael
E o pior é que vc esta certo, pois mesmo num mercado promissor como o nosso, eles ainda não sabem distinguir direito o gosto do consumidor, pois eu tbm sou fã de hatch e gostaria de ver um cerato nas ruas, mas como vc postou, o nível de inteligencia dos executos brasileiros são p/ lá e amadores!
Estou na internet agora justamente procurando noticias sobre o lançamento deste Hatch e me deparo com isso. Lamentável! Só compro carros hatchs, odeio carro sedã e essa seria uma opção e tanto para ser adquirida, tanto pela beleza como pelo custo beneficio. Não gostei muito do I30 e os nacionais são caros de mais, totalmente descartáveis (tive um Astra e um Stilo), obsoletos e a desvalorização é absurda.
Sou ansioso e não vou aguardar o lançamento desse carro infelizmente. Isso se for lançado realmente.
O jeito vai ser ir de I30 mesmo pelo visto… Fiat e outras por aqui? NUNCA MAIS!
Estou na mesma situação do Rodrigo Korac, desde dezembro aguardo o lançamento do Cerato Hatch e agora isso?
O mercado de hatchs no Brasil está a deriva. O I30 com seu motor a gasolina não me parece razoável, mesmo com a grande alta do álcool.
Quero um carro flex, hatch, bonito e que não esteja ultrapassado!
Será que as montadoras nunca vão acordar?
Estava aguardando o hatch também… nunca tive um sedã e não pretendo pelo menos tão cedo. Espero que tenham feito pesquisas ao invés de simplesmente decidir assim, como parece.
Crescerão demais, mas a mentalidade é de montadora anã. Me digam quem comprava Astra hatch nunca compraria Astra sedan. Quem compra Focus hatch não compra sedan!!! estava esperando, mas vou partir para outro carro, não gosto de sedan e o I30 esta que nem era o fusca tem em todo lugar. É uma pena, mas é melhor que aconteça agora, pois assim sabemos a montadora que esta por trás. Ja deixou os brasileiros na mão uma vez, não arrisco, mais, neste tipo de empresa.
Concordo com todos….estava com o $$$$ guardado para o Cerato Hatch, mais acabei investido na petro4 e esse merda soh cai….Se a Kia ja tivesse lançado o Hatch, agora poderia estar de carro novo e feliz, não decepcionado com essa especulação que acorre na petrobras…..Acorda KIA.
Gurizada, o negócio é o seguinte. Não adianta muito a gente ficar choramingando aqui nos comentários. Precisamos de atitude. Pensando nisso, eu estou criando um blog pra que possamos colocar nossas opiniões sobre o Cerato sedan e hatch. Meu intuito é que ficque no ar até novembro, onde vou mandar para todas concessionárias da Kia o resultado das visitas em um dossiê. Assim, talvez, eles entendam que esperamos pelo Cerato hatch e que, a maioria das péssoas vão escolher outras marcas em vez de comprar o sedan. Espero que me apoiem. Obrigado.