Eis uma análise para elucidar as coisas. Para quem não conhece, a revista Consumer Reports é uma referência em isenção: em vez de avaliar carros de frotas das marcas, a publicação compra os modelos, assim como a Quatro Rodas, porém, lá não há exceção. Todos os modelos são comprados para não existir nenhum favorecimento. Pois uma das últimas análises da revista abordou os sedãs médios, compactos para os americanos. E o resultado foi interessante.
Entre os novos sedãs que chegaram nos EUA – Cruze, Elantra e Jetta -, o Hyundai foi o melhor. Mais: ele é agora a escolha da revista entre 11 modelos analisados. Segundo a CR, “o Elantra é uma espécie de mini-Sonata, econômico, potente, relativamente confortável além de ter um excelente valor”.
Sobre o Cruze, a Consumer foi categórica: “está anos-luz à frente do Cobalt, sedã que ele substituiu”. E isso porque eles nem conhecem o Vectra.
A surpresa foi o novo Jetta. A revista foi taxativa: “é um carro inexpressivo. Para reduzir seu preço, a Volks barateou o interior e a suspensão, comprometendo sua dirigibilidade”, justificou. A versão comprada pela CR foi a SE com o antigo motor 2.5 litros – imagine se eles tivessem escolhido o 2.0 8V que o Brasil terá.
A CR explicou ainda que a maior parte dos sedãs pequenos americanos subiu de preço, com exceção do Jetta. Mas o VW não recebeu a recomendação de compra da revista. Modelos novos como o Focus 3 e o novo Civic serão avaliados no futuro e podem alterar esse ranking, que é reservado apenas aos assinantes da publicação.