Como é de praxe na General Motors, mais uma vez a montadora criou um evento para um assunto, mas focou em outro. Esta semana, a GM apresentou a alguns jornalistas e convidados seu novo Centro Tecnológico, em São Caetano do Sul, na verdade, a ampliação da já grande estrutura existente aqui. Mas quem estava lá, todo chamativo na cor dourada? Sim, o Agile, como vocês veem acima. No entanto, as fotos de divulgação continham mais modelos misteriosos…
Não se sabe se foi de propósito, mas é possível ver alguns detalhes de futuros modelos ou de estudos. Vejam abaixo as imagens selecionadas e deem sua opinião.
A GM quer reforçar a ideia de que no Brasil a empresa é tocada independentemente e que possui diferenciais em relação às suas rivais. Um deles, claro, é o CT, que segundo ela, foi 100% responsável pelo projeto do Agile. Que a montadora tem condições técnicas de criar um carro do zero, não há dúvida. O problema é não ter dinheiro para desenvolver veículos mais avançados – o próprio Agile, como já comentado em vários sites e revistas, é apenas um remake de componentes de outros carros mais antigos da marca.
Essa situação deve mudar, é verdade. Pelo menos é o que se acredita com a nova postura da administração atual. O novo compacto que será feito em Gravataí, por exemplo, será tão moderno quanto seus pares no exterior, dizem. Aí, sim, a infra-estrutura e toda a equipe de projetos do novo Centro Tecnológico poderão, enfim, ser usados como deveriam ter sido há muito tempo.
Repare nos botçoes do ar-condicionado e no sistema de áudio. O painel modelado acima parece ser de um novo médio. Procuramos rapidamente na internet e não achamos nada parecido. Se algum leitor identificá-lo, comente.
Se não divulgou oficialmente o interior do Agile, a divisória de um funcionário da GM fez o trabalho. Os desenhos à direita parecem mostrar os diferentes materiais usados.
Para-lamas ressaltados, faróis elevados e um jeitão de hatch crossover. Será que o misterioso modelo do computador será revelado um dia ou é apenas um estudo?
Segundo apuramos, ela não existirá, mas quem garante que o Agile não terá uma versão “CrossFox”? As fotos do fundo do painel reforçam a ideia. Dá para ver o estepe na tampa do porta-malas do que parece ser um Agile mais alto. Ou será que estamos com ilusão de ótica?
Vixe, se vier um modelo mais popular ainda do que o Ágile, será o final dos tempos para a Gmb. O Ágile já é o final da linha, imagine um novo desenvolvimento baseado em algo mais popular ainda.
Gm, fecha suas fábricas no Brasil, por favor e permita que a Opel opere diretamente no país.
Assim, mesmo que importados, vocês trabalharão menos e nós ficamos mais contentes.
FORA PRESIDENTE DA GMB, lhe falta comando e visão para brecar projetos que nasceram totalmente equivocados, ao mais não adianta aumentar a linha, e ir esquecendo de atualizar a já existente.
O Sr. conhece o termo enxugar, pois é, enxugue sua linha de produção e concentre suas forças no aprimoramento do já existente.
Conhece aquele ditado onde se diz que determinado fulano, mal dá conta de sua mulher e ainda quer arrumar mais outras, pois bem, se preocupe apenas com o que tem, pois um pássaro na mão é melhor do que dois voando.
Veja a Honda, não tem a gama de opções que vcs. tem, porém os 3 únicos fabricados, são totalmente em sintonia com a Europa, Eua, China e Japão.
Aprende enquanto é cedo, pois mesmo que vcs. vendam gato por lebre, ou latão a preço de ouro, facilitando enormemente os lucros, poderá chegar o dia, em que vcs. não encontrarão brasileiros dispostos a aceitar esses gatos disfarçados de lebre, e ai será uma crise dentro da Gmb, pior do que foi para a Gmc, ou seja, não será um processo de recuperação judicial, mas sim, falência direta.
Comentário de um cliente chevrolet, que já teve a maioria dos produtos oferecidos pela gmb, porém entendeu que o momento é de BASTA.
O tio da foto alí so pode ta rindo do carro.
Ele não tá rindo do carro não, ele tá rindo é de quem vai comprar o Agile achando que é moderno mas leva pra casa uma plataforma de Prisma (leia-se, do Corsa desenvolvido em 1990).
Se não me engano o véio rindo do carro é o Presidente da GMB, que se não me engano é Argentino.
Pra argentina vão outros carros, pro Brasil ele manda isso dai!
O "véio" rindo é o Presidente da GMB, Jaime Ardila. Corrigindo o Avocat, ele é colombiano.
Impressionante como a GM do Brasil sofre de um mal chamado cegueira seletiva. Como citado pelo Comanche, a Honda é muito mais eficiente e com um leque de produtos enxutos e modernos consegue ser a 5º maior montadora do país, sem contar que senão a mais, é uma das mais lucrativas do mercado nacional.
A GM oferecer um carro com tecnologia do início dos anos 90 é uma extrema ofensa aos compradores brasileiros. Cabe a nós julgar e optar se queremos ou não comprar um veículo desses. Mas como o que fala mais alto é o fato de ser lançamento, novidade que é igual a status, vocês já sabem o que vai acontecer…
@Juliano Costa
É a risada do Mootley. Quer dizer… "seus trouxaaaaas!"
Antigamente, as indústrias produziam os produtos que queriam e os consumidores se adaptavam a eles. por imposição, pois não haviam muitas opções de compra.
Hoje, com maiores acessos às informações e com as tecnologias digitais que se sucedem dia a dia, as indústrias modernas fazem produtos que se adaptam aos consumidores. São mais sensíveis às mudanças mercadológicas e são ágeis para agir, se não quiserem ficar para trás.
A GM, parece estar nos antigos, onde as empresas empurravam goela abaixo os produtos que elas queriam e o "mercado" tinha que se adaptar a eles.
Não sei o que é pior, esta empurrada de produto, ou a miopia. Miopia de não se darem conta que os consumidores possuem mais acesso à informações importantes.
Lançam um carro que tem base de um, motor de outro, componentes de outro. Mais um carro no estilo LegoKA.
Só no Brasil mesmo…
Eu fico indignado quando vejo uma boa oportunidade ser desperdiçada ou perdida. Dizem que a GM do Brasil faz parte da Nova GM, uma GM que dá lucro (e muito) etc e tal. A GMB possuindo uma linha extremamente defasada em termos de design, motores,… teve a oportunidade de criar um carro com um belo design, com um motor moderno (pelo menos mais econômico) e com um acabamento justo e faz uma merda dessa. Desculpem a expressão, mas não há outra palavra para descrever isso, a VW fez a mesma coisa deixando de criar o Voyage do link (http://www2.uol.com.br/bestcars/un13/284-17.htm) para criar o modelo que está sendo comercializado.
A frente desse Agile é toda desproporcional, acabou ficando pior que o 206,5. Ele de frente ainda lembra outro carro da Chevrolet, o HHR que é baseado em um carro da década de 40.
As empresas tem oportunidade de criar algo novo e bem feito, mas acabam optando por porcarias, depois seus dirigentes ficam demagogicamente falando na tv, na internet e na mídia impressa, sobre futuros projetos, projetos inovadores…
E o pior de tudo, quando a GM lançar esse carro boa parte da mídia especializada vai aplaudir, não haverá sequer um jornalista com a coragem de perguntar se a empresa poderia ter feito algo melhor.
A Honda revolucionou o mercado com o Civic (que é igual ao vendido no exterior), o Punto da Fiat deixa a desejar no acabamento e no motor 1.4 mas é um belo carro, ao menos por fora é parecido com o europeu (pelo menos era até essa semana), aí vem a GM e faz um bosta dessa.
Eu teria vergonha de fabricar esse carro, mas a GM do Brasil e seus funcionários tem orgulho, fazer o quê ? É tudo questão de bom senso, eu tenho, já eles…
A MAIORIA GANHA MIGALHAS NAO REJUSTAVEL PELO GIVERNO; PRECISAMOS DE UM CARRO REALMENTE ´POPULAR 1.0 SEM EMBREAGEM MECANICA E SIM AUTOMATICA, QUE TENHA 2 PORTAS PARA FACILITAR O CADEIRANTE QUARDAR SUA CADEIRA SEM AUXILIO DE TERCEIROS E UM BOM PORTA MALAS OPCIONAL. UM BURACO NO MERCADO QUE NINQUEM ENXERGA!!!!
A última notícia é que a GM desistiu de vender a OPEL… mas nós continuaremos com o Daewoo Fragile, mesmo assim.
Não adianta. O povo vai comprar e pronto. É a mesma ignorância que coloca um despreparado para (di)gerir a nação, junto com seus comparsas (senadores e deputados) assassinos.
Nós, que temos um senso crítico mais aguçado, menos ignorante que a grande maioria, devemos nos livrar dessas porcarias e buscar alternativa que nos remetam a um bom automóvel.
Se as maiores fabricantes não se atentarem, “pequenas” sul-coreanas (Hyundai/Kia) e outras grandes asiáticas (Honda, Toyota) dominarão o mercado. Veja o exemplo dessa pequena empresa chamada Hyundai, que começou a copiar (fabricar) carros no início e hoje possui uma estratégia voltada à qualidade e tecnologia. Isso permite com que ela criei coisinhas come essa (http://www2.uol.com.br/bestcars/un13/310-hyundai-ix35.htm) (http://www2.uol.com.br/bestcars/un13/310-hyundai-ix35.htm) para brigar de frente com as chamadas gigantes do mercado. O grupo sul-coreano já é o 4º no mundo em fabricação e em breve (espero) se tornar a número 1.
Enquanto isso, deixem a ignorância se contentar com as super calotas das rodinhas de aço aro 14….
Acho que o presidente da gmb está rindo de nós,os fiéis consumidores de seus produtos defasados,e em declínio de vendas mundo afora.
È um SUV para concorrer com o Tucson e seus concorrentes, pronto falei.
Uma caixa de tomates e duas dúzias de ovos. E capricha na pontaria, tem que ser melhor que a pontaria do jornalista iraquiano que mandou o sapato no Bush… dá-lhe tomatão na testa do véio, que é um cara de pau. Depois reclama que a GM tá falida… GMB vai no mesmo rumo… e segura a invasão coreana!!! Que venham cada vez mais Hyundais e Kias, e dezenas de chineses… eu vou lutar pela CHANA! Eu agora adoro CHANA! farei campanha: CHANA, a salvação do Brasil!!! pelo menos são bonitos. E CHANA, sem comentário, né gente?!