Além do Focus, mostrado na semana passada, o mês de setembro será palco de outros lançamentos importantes. Confira:
9/9 – Nesta terça-feira, o Audi A4 de nova geração será mostrado para parte da imprensa. Ele só chegará na versão V6, por enquanto.
12/9 – Sexta-feira a Chevrolet mostra o Meriva 1.4 Econo.Flex, versão que demorou para chegar.
15 a 16/9 – A Nissan apresenta a picape Frontier SEL nacional e renova a esperança de encarar suas rivais mais famosas.
17 a 19/9 – O tão falado Linea, da Fiat, será revelado em São Paulo. O sedã, que é compacto premium, será considerado pela Fiat um médio e tentará brigar de igual para igual com Civic, Corolla e o novo Focus.
18/9 – A Suzuki, de volta à casa, anuncia seus planos, modelos e outros detalhes.
24 a 25/9 – Chega ao mercado o Voyage, versão sedã do novo Gol, ressuscitado após cerca de 15 anos.
Linea compacto premium? Vc deve estar brincando. Então Polo Sedan, Fiesta Sedan, Siena e etc devem ser micro-carros.
Grandes lançamentos sem duvida, e de vários segmentos o q é mais surpreende pois mostra q o mercado continua aquecido mesmo com o começo de queda nos números de vendas.
Agora de todos os lançamentos desse mês, eu considero o mais importante o do dia 18 de Setembro, a volta da Suzuki será muito bem vida para mexer no mercado pois a proposta da montadora é q ela venha com preços competitivos. È esperar pra ver.
Não podemos esquecer que é a Souza Ramos que será a responsável pela distribuição da Suzuki no Brasil. Podemos até imaginar uma futura fábrica da marca também, haja visto que a Souza Ramos tem a fábrica da Hyundai e está investindo cada vez mais. É galera, não custa sonhar né?
Quero só ver o Linea brigar com o Civic e o Corolla…
Vai tomar o maior K7
"17 a 19/9 – O tão falado Linea, da Fiat, será revelado em São Paulo. O sedã, que é compacto premium, será considerado pela Fiat um médio e tentará brigar de igual para igual com Civic, Corolla e o novo Focus."
Fiat Linea ≠ compacto premium
Na realidade o Fiat Linea pode até ser derivado do Fiat Punto, um compacto premium, mais ele tem plataforma esticada, logo isso o deixa uma categoria acima. Vou passar os dados do Fiat Linea e dos concorrentes diretos dele.
Fiat Linea:
Comprimento: 4560mm (4 metros e 56cm)
Largura: 1730mm (1 metro e 73cm)
Altura: 1505mm (1 metro e 50cm)
Entre-Eixos: 2603mm (2 metros e 60cm)
Porta-malas: 500 litros
Honda Civic:
Comprimento: 4489mm (4 metros e 48cm)
Largura: 1752mm (1 metro e 75cm)
Altura: 1450mm (1 metro e 45cm)
Entre-Eixos: 2700mm (2 metros e 70cm)
Porta-malas: 340 litros
Toyota Corolla:
Comprimento: 4540mm (4 metros e 54cm)
Largura: 1760mm (1 metro e 76cm)
Altura: 1480mm (1 metro e 48cm)
Entre-Eixos: 2600mm (2 metros e 60cm)
Porta-malas: 470 litros
GM Vectra:
Comprimento: 4618mm (4 metros e 61cm)
Largura: 1728mm (1 metro e 72cm)
Altura: 1458mm (1 metro e 45cm)
Entre-Eixos: 2703 (2 metros e 70cm)
Porta-malas: 526 litros
Citroen C4 Pallas:
Comprimento: 4770mm (4 metros e 70cm)
Largura: 1772mm (1 metro e 77cm)
Altura: 1512mm (1 metro e 51cm)
Entre-Eixos: 2712mm (2 metros e 71cm)
Porta-malas: 580 litros
Renault Megane:
Comprimento: 4498mm (4 metros e 49cm)
Largura: 1777mm (1 metro e 77cm)
Altura: 1460mm (1 metro e 46cm)
Entre-Eixos: 2686 (2 metros e 68cm)
Porta-malas: 520 litros
VW Bora:
Comprimento: 4556mm (4 metros e 55cm)
Largura: 1781mm (1 metro e 78cm)
Altura: 1467mm (1 metro e 46cm)
Entre-Eixos: 2578 (2 metros e 67cm)
Porta-malas: 514 litros
Nissan Sentra
Comprimento: 4567mm (4 metros e 56cm)
Largura: 1790mm (1 metro e 79cm)
Altura: 1512mm (1 metro e 51cm)
Entre-Eixos: 2685 (2 metros e 68cm)
Porta-malas: 442 litros
Na Europa ao invés de competir com o VW Bora mexicano ele compete com o VW Jetta, em alguns paises europeus ele se chama VW Bora também.
VW Jetta
Comprimento: 4554mm (4 metros e 55cm)
Largura: 1781mm (1 metro e 78cm)
Altura: 1459mm (1 metro e 45cm)
Entre-Eixos: 2575 (2 metros e 57cm)
Porta-malas: 538 litros
Só pra finalizar, pelos dados da FENABRAVE hatchs acima de 4 metros de comprimentos se enquadra no segmentos dos médios, o Fiat Punto, pelo seu porte (comprimento, largura, altura e entre-eixos) é considerado um Hatch Médio, porém a Fiat coloca ele como compacto premium. E realmente ele é apenas 22cm menor que um Fiat Stilo e o comprimento é 4m e 03cm, nenhum dos concorrentes diretos dele passa dos 4 metros (VW Polo tem 3m e 91cm e o Citroen C3 tem 3m e 85cm).
Ou seja, derivado ou não do Fiat Punto, o Fiat Linea é de fato um Sedan Médio.
desses todos eu só boto fé na Frontier. mas apenas porque ela é bom produto, não porque vá ameaçar Hilux e L200.
Caro Jair,
seu raciocínio tem fundamento, porém, se formos considerá-lo ao pé da letra, o Renault Logan também seria um médio. Veja:
Comprimento: 4247 mm (menor que o Linea)
Largura: 1740 mm (maior que o Linea)
Altura: 1534 mm (maior que o Linea)
Entre-Eixos: 2630 mm (maior que o Linea)
Porta-malas: 510 litros (maior que o Linea)
Mas ninguém é louco de considerá-lo assim, obviamente porque seu padrão é inferior nessa categoria. O Linea será mais sofisticado, mas, para nós, ele é uma espécie de lutador de boxe que malhou para mudar de categoria. Não é um carro médio na origem.
Essa questão de categoria, temos de confessar, é bem complexa e certamente não há como chegar a critérios exatos…
Bom, se compararmos os números apresentados, o Linea perde apenas no entre-eixos, portanto não deve nada a nenhum destes.Talvez sofra o preconceito de alguns que insistem em dizer que a FIAT é isso..que a FIAT é aquilo…tenho um Punto Sporting e estou muitosatisfeito.
O Linea realmente promete.
Vai ter que ter preço agressivo e qualidade impecável para brigar com Civic e Corola.
Agora, quem é Vectra para brigar com o Linea 1.4 turbo T JET(promete ter alto desempenho aliado a razoável economia de combustível).
Este motor T JET, em um comparativo na europa, superou o motor 2.2 do Croma em desempenho.
Voyage. Um dia já foi elegante – hoje é uma carro velho, com um nome velho… Bom, veja o ponto de vista – há o novo camaro, versão comemorativa do corvette, mustang retrô, impala….. aqui teremos relançamento nostálgico de carro popular, essa não. acorda vw.
Concordo com o John com relação ao nome do sedã Gol. Voyage nos remete à carro antigo, ultrapassado. Talvez isso possa significar o fracasso do carro. Ou não! É esperar pra ver.
Da lista dos lançamentos, sem dúvida o mais expressivo é o do Linea.
Aécio, o Grupo Souza Ramos tem fábrica da Mitsubishi, em Catalão-GO; quem representa a Hyundai no Brasil é o Grupo Caoa, que nem produz carros aqui ainda (apesar de ter 1 fábrica em Anápolis-GO)…
Fábrica apenas o "caminhãzinho" HR… E pretende fazer o Tucson aqui a partir do ano q vem.
Para o linea ser competitivo com o civic, só vendendo o carro por 40 mil!