Quase todo munda sabe de cor quais são os carros mais vendidos do Brasil. Gol, Palio, Uno, Onix, HB20, Strada e por aí vai. Mas e os menos vendidos? Melhor: e os nacionais menos vendidos no Brasil? Afinal, produzir um veículo localmente é sempre uma decisão que envolve grande demanda.
Então os menos vendidos devem ter um volume pelo menos bom. Engano. Há veículo nacional que não vende quase nada. Blogauto levantou os 10 mais e descobriu que a lista não inclui apenas carros em vias de se aposentar. Existe fábrica que banca a produção mesmo com poucos interessados. Excluímos os modelos que já tiveram sua produção suspensa. Confiram:
10º – Fiat Linea (vendas em 2014: 4.918)
Espantado? Pois é, o Fiat Linea, sedã médio da Fiat, a líder de mercado, está entre os menos procurados no Brasil. Vendeu até o dia 6 de outubro somente 4.918 unidades, mesmo trazendo novidades este ano. O Corolla emplaca isso em menos de 25 dias. E o Linea deve seguir em ‘linha’ por mais algum tempo, até que os italianos decidam o que fazer com uma versão nacional do Viaggio, o Dodge Dart da Fiat.
9º – Nissan Livina (vendas em 2014: 4.735)
A Livina e sua irmã Grand Livina já tiveram dias melhores em território nacional. Agora, a minivan patina nas vendas e já surgiram rumores que não passa deste ano. Pelo jeito, a Renault-Nissan precisa abrir espaço em São José dos Pinhais, onde ela é feita, e preferiu abrir mão de um segmento onde tem um bom público. O Note, uma espécie de Fit da Nissan, que seria fácil de fazer em Resende, no entanto, foi preterido em favor de um inédito jipinho. Pena.
8º – VW Polo Sedan (vendas em 2014: 3.945)
Mesmo sendo um dos dois únicos sedãs compactos da Volkswagen no Brasil (o outro é o Voyage), a marca alemã teria decidido encerrar a produção do Polo Sedan em setembro. O modelo, no entanto, segue no site da VW, por isso ainda faz parte dessa lista. Mas é questão de tempo para sumir do site, assim como fizeram o Hoggar e o 207 Sedan, recentemente esquecidos pela Peugeot.
7º – Fiat Bravo (vendas em 2014: 3.709)
Olha aí outro Fiat que não se dá bem no mercado. O Bravo, embora seja um dos melhores carros da marca, também é raridade nas ruas. Mas aqui o segmento também não ajuda. Até o Focus, líder, já teve momentos melhores.
6º – Citroën C3 Picasso (vendas em 2014: 2.941)
A própria Citroën teve um ‘insight’ antes de lançar o C3 Picasso. Preferiu colocar primeiro no mercado o C3 Aircross, versão ‘adventure’ da minivan e que até hoje vende bem. Mas por que não também vender uma versão ‘civil’? Ledo engano. A Citroën e a Peugeot já não desfrutam de muitos admiradores nos últimos tempos e dividir a demanda por um carro familiar compacto não ajudou a vida do C3 Picasso. Mas, como tem poucas diferenças para o Aircross, dá para mantê-lo em linha sem grandes prejuízos.
5º – Peugeot 207 (vendas em 2014: 2.861)
O Peugeot 207 é uma espécie de zumbi. Um hatch ‘morto-vivo’ que ainda consta no portfólio da marca francesa até que esgote o estoque. A verdade é que o ‘207 nacional’, um 206 anabolizado, já deu o que tinha que dar.
4º – Volkswagen Polo (vendas em 2014: 2.646)
Por falar em assombração, o Polo hatch também está apenas nos descontos do 2º tempo do jogo. Não deve terminar 2014, embora apareça no site da Volkswagen. Foram 12 anos de vida no Brasil e uma legião de fãs, sem falar na sua contribuição genética para vários modelos seguintes. Vai deixar saudades.
3º – Chevrolet TrailBlazer (vendas em 2014: 1.849)
Olha aí um caso curioso. O SUV TrailBlazer é um das raras novidades nacionais que vende pouco. O jipão da GM não chegou a emplacar 2 mil unidades este ano. Parte da baixa demanda está no preço: ele custa a partir de R$ 143 mil, mais caro que muito carro importado e que paga imposto até para respirar o ar das terras tupiniquins. Dizem por aí que o modelo muda para 2015. Vamos ver.
2º – Suzuki Jimny (vendas em 2014: 1.747)
Nosso vice-campeão das baixas vendas entre os nacionais é o Jimny. O jipinho da Suzuki é montado no Brasil desde o ano passado, mas nem isso fez com que suas vendas decolassem. É um veículo legal, porém, de nicho. Difícil convencer um público, digamos, genérico, a levar um modelo que enfrenta de verdade o off-road. Para muitos, o máximo que seus carros vêem de terra e pedra é um estacionamento desses bem basicões.
Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil
1º – Troller T4 (vendas em 2014: 903)
Pintou o campeão! Mas, peraí, esse é o mais novo lançamento da Troller… Sem dúvida, o mais brasileiros dos veículos nacionais, o Troller T4 é também o menos vendido. É verdade, ele também enfrenta as mesmas dificuldades do Jimny, mas quem sabe agora, em nova geração e com um investimento pesado da Ford, não decole e vá, na pior das hipóteses, para o fim dessa lista. Afinal, esse é o ranking em que ninguém quer estar.
Fonte: Fenabrave. Entre janeiro e 06 de outubro de 2014
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.