Tudo bem que o IPI voltou, ainda modesto, mas os consumidores praticamente ignoraram isso e continuaram comprando veículos. Nem mesmo o efeito da antecipação de compras que muita gente fez para aproveitar o desconto conseguiu tirar o brilho do mês de outubro, o 3º melhor do ano.
É verdade que muitas montadoras ainda tinham em estoque modelos que não pagaram o IPI e foram vendidos com preços mais baixos, mas a expectativa era de um queda brusca. Segundo os números levantados pelo site Fast Driver, foram 280 837 unidades no mês passado.
Veja abaixo os 30 carros mais vendidos e depois os “highlights” do mês:
Quem se destacou em outubro
– Hyundai Tucson – 3 412 unidades vendidas! Vai virar nacional, terá motor flex, o ix35 apareceu, mas nada disso impede o crescimento das vendas do crossover coreano. E o seu irmão Sportage também foi bem, guardadas as proporções, com 948 unidades.
– Fiat Punto – as novas versões e pacotes deram um gás no modelo da Fiat – 2 907 unidades.
– Hyundai i30 – 2 510 carros vendidos, ou seja, só ficou atrás do Astra, com 2 981 emplacamentos.
– Ford Focus – outro que entrou em promoção e finalmente vendeu como deveria: 2 089 exemplares. Certamente, a Ford está desovando o estoque antes de lançar a versão flex.
– Peugeot 206 – meio que esquecido, o hatch de entrada da Peugeot vendeu 1 006 unidades, quase o dobro do mês anterior
– Kia Picanto – engraçado, a Kia anuncia o Soul e o Cerato, mas tem no estoque o Picanto para vender. O pequenino bateu seu recorde no Brasil com 628 unidades.
Estréias
Fiat 500 – no primeiro mês para valer, o compacto premium da Fiat vendeu 197 unidades, nada mal.
Chevrolet Agile – o novo hatch começou forte com 1 880 unidades vendidas, fechando na 40ª posição entre os mais vendidos
Chery Tiggo – vamos dar um desconto porque em setembro não só o carro da Chery estreou como toda sua rede e apenas 25 unidades foram vendidas. No mês passado, a coisa melhorou: 102 carros emplacados, ainda longe do que os chineses querem.