Tudo bem que o IPI voltou, ainda modesto, mas os consumidores praticamente ignoraram isso e continuaram comprando veículos. Nem mesmo o efeito da antecipação de compras que muita gente fez para aproveitar o desconto conseguiu tirar o brilho do mês de outubro, o 3º melhor do ano.
É verdade que muitas montadoras ainda tinham em estoque modelos que não pagaram o IPI e foram vendidos com preços mais baixos, mas a expectativa era de um queda brusca. Segundo os números levantados pelo site Fast Driver, foram 280 837 unidades no mês passado.
Veja abaixo os 30 carros mais vendidos e depois os “highlights” do mês:
Quem se destacou em outubro
– Hyundai Tucson – 3 412 unidades vendidas! Vai virar nacional, terá motor flex, o ix35 apareceu, mas nada disso impede o crescimento das vendas do crossover coreano. E o seu irmão Sportage também foi bem, guardadas as proporções, com 948 unidades.
– Fiat Punto – as novas versões e pacotes deram um gás no modelo da Fiat – 2 907 unidades.
– Hyundai i30 – 2 510 carros vendidos, ou seja, só ficou atrás do Astra, com 2 981 emplacamentos.
– Ford Focus – outro que entrou em promoção e finalmente vendeu como deveria: 2 089 exemplares. Certamente, a Ford está desovando o estoque antes de lançar a versão flex.
– Peugeot 206 – meio que esquecido, o hatch de entrada da Peugeot vendeu 1 006 unidades, quase o dobro do mês anterior
– Kia Picanto – engraçado, a Kia anuncia o Soul e o Cerato, mas tem no estoque o Picanto para vender. O pequenino bateu seu recorde no Brasil com 628 unidades.
Estréias
Fiat 500 – no primeiro mês para valer, o compacto premium da Fiat vendeu 197 unidades, nada mal.
Chevrolet Agile – o novo hatch começou forte com 1 880 unidades vendidas, fechando na 40ª posição entre os mais vendidos
Chery Tiggo – vamos dar um desconto porque em setembro não só o carro da Chery estreou como toda sua rede e apenas 25 unidades foram vendidas. No mês passado, a coisa melhorou: 102 carros emplacados, ainda longe do que os chineses querem.
acho que o ranking da linha 1986 não tinha nomes e posições muito distantes do que vemos, apenas trocando Siena por Oggi, Corsa por Chevette, Ka por Escort e Fox por Fusca. As quantidades aumentaram muito, mas a qualidade infelizmente aumentaram pouco…
Esses comentários de que fiat ainda é 147, vectra é monza, corsa é chevette, escort é ford ká, fox é fusca, quando babaquice.
São comentários de metidos à espertão e que não sabem nada de qualidade.
1º: não existe problema nenhum em se utilizar uma plataforma anterior em um novo modelo desde que a mesma seja bem adaptada.
2º motores sempre serão motores e cada novo motor geralmente será um aperfeiçoamento do anterior.
3º poucos são os realmente novos e esses comentários já encheram.
City tirou vendas do fit e do civic que despencaram nas vendas.Um novo modelo é pra aumentar as vendas e não para canibalizar as vendas dos outros produtos.
Gol, fox e voyage com perdas significativas.Pro fox devemos levar em conta o lançamento da nova geração que diminuiu as vendas mas, pra termos quedas tão grandes no gol e no voyage é porque já começam a surtir os efeitos dos problemas que estão dando aos proprietários e, a mídia está caindo em cima.
A saveiro no primeiro mês cheio vendeu menos do que vendia a anterior enquanto isso, strada e montana sobem e se mantém nas vendas respectivamente.
Corolla vai fechar o ano na frente do civic, reflexo das baixas por concorrência dentro da própria marca.
Linea subindo devagar.
Punto retomando as vendas.
Corsa e Celta cairam muito mas, dizer que é pelo Ágile é cedo pois o mesmo vendeu pouco ainda.
Que caiam mais ainda as vendas e que o IPI suba logo porque isso foi apenas enganação do governo.
Sem o IPI reduzido, teremos de volta os descontos e desespero das montadoras pra desovar os estoques.
Não me preocupo com marca nenhuma, até mesmo porque hoje nem sei que carro compraria até os 40K então, como valorizo meu dinheiro, vou de um bom usado pra não ficar a pé.
Abraço à todos.
Parabéns pelo blog.
Realmente,parece que o city está canibalizando as vendas de dois de seus irmãos,fit e civic.Era o caso da honda reajustar seus preços para baixo.
@Rafael Phanton
o Rafael fantasminha camarada,
quem falou base ou plataforma?
Pensei apenas no conservadorismo do brasileiro: mesmo crescendo, as new comers ainda estão em posições muito baixa de vendas no país.
Para vc que é novo aqui no Blogauto (não sei como era nesse seu grupinho anterior que te expulsou), mas nós não costumamos nos xingar aqui, apenas discutir, educadamente acho eu.
Se vc quer sair xingando, vá escrever nos blogs da Quatro Rodas ou Auto Esporte!
Rafael Phanton,
o máximo que as montadoras irão nos entregar é o mínimo que nós exigimos de um carro.
Eu, por exemplo, não compro carro sem NO MÍNIMO, air bags duplos e freios a disco nas 4 rodas e ABS. Não preciso nem falar, claro, de ar, direção e travas…
Se todos pensassem assim, não seria necessário o governo fazer uma lei obrigando elas (as montadoras) a colocar estes itens de segurança em todos os carros. Se até hoje não fizeram isso espontaneamente, foi porque NÓS, consumidores brasileiros, não exigimos.
É por essas e outras que a dona VW acaba de lançar o novo Fox com cara, e só a cara, de Polo europeu, mas que não vem nem mesmo com ar condicionado. TUDO é opcional. O Agile, concorrente a Carro do Ano pela Autoesporte, piada, remendo de carros antigos. Feio que dói.
E não me venham falar que o custo ficaria alto já que pagamos muitos impostos, porque, mesmo considerando-se os preços antes dos impostos, nossos carros estão entre os mais caros do mundo, só que entre os menos equipados. Ótimo negócio para elas, as montadoras.
Concordo com o Leandro Pi sobre as "new comers". Mesmo pagando 35% a mais em imposto de importação, trazem carros atualizados com o resto do mundo a preço competitivo no mercado brasileiro.
Alguma coisa está muito errada por aqui. E a culpa é NOSSA, que exigimos pouco. Repito: o máximo que as montadoras irão nos entregar é o mínimo que nós exigimos de um carro. Nada a mais do que isso!
Leandro Pi…
Acesso o blogauto desde o seu início em 2007!Lembro que procurava notícias do Punto e, achei o blogauto e o coloquei no favoritos.
Não tenho hábitos de comentar e, não sou de grupinhos como você.
Quem decide onde escrever ou não sou eu e não vim aqui pra discutir, se lhe ofendi, me desculpe, não se repetirá.
E sobre as recém chegadas, duvido que tenha um carro desses em sua garagem.Falar é muito simples mas, encarar um carro desses é diferente.
Eu tenho Kia, não é recém chegada mas, é uma marca que vende pouco e não me dá dor de cabeça e, meu carro é 2000/2001 com mais de 190.000 Km rodados.Só troca de óleo, correia, bomba e nada mais.Como é à diesel, gastei mais na bomba que ficou em torno de 1.600,00.Resumindo, não tenho nem 2 mil reais de manutenção em quase 10 anos de uso e sempre levo no mecânico pra dar uma geral e ver se tem algo pra fazer.
Cristiano….
Você tem condições de comprar carros com air-bags, abs e outros mimos e é por isso que não pode reclamar de nada pois, vc não consome carros de valores menores mas, a massa é quem compra.
Não é uma questão de todos pensarem como você e sim, de terem os bolsos como o seu.
Lembre-se, não estou discutindo como disse o Leandro, apenas comentando com você um bom assunto.
Demorou mas, partiu do governo a decisão de equipar com air-bag e abs todos os carros e, uma pena, demorar tanto pra ter de entrar em vigor.
O Ágile é um novo carro sim, independente de vir de um projeto anterior, bem adaptado não há nenhum problema e, gosto é mto pessoal, algumas pessoas o acharão lindo e outros, nem tanto.
VW é marca do povo, não preciso nem comentar nada sobre isso.O único que presta mas é muito caro é o Polo.Daí pra baixo só carro ruim.
Um abraço à todos!
A Saveiro PIPOCOU?!
@Rafael Phanton
Fala Rafael,
Não possuo carro das "4 grandes", se é o que quer saber. Se vc comprou um Kia, muito bem: pagou menos por um carro com qualidade, "arriscou" e saiu ganhando.
Eu critico muito é o conservadorimos do mercado de automóveis no Brasil. Um Kia, um Hyundai, um Peugeot, etc são sempre vistos como uma incógnita por aqui e a maioria sempre acaba comprando um VW, GM, Ford ou Fiat. É por isso que elas fazem o que o Cristiano diz: oferecem o mínimo aceitável.
Infelizmente o brasileiro está demorando muito para abraçar as newcomers e estimular a concorrência. Exceção seriam Honda e Toyota, mas ambas parecem não fazer questão de ter volumes altos no país.
Sobre os ítens de segurança, discordo totalmente que sejam mimos. Segurança não deveria ser opcional. Na Europa, air-bags não são obrigatórios por leis, mas imposições do mercado. Se todos os carros tiverem estes ítens, eles ganham escala de produção, deixar de ser ítens "exclusivos" que diferenciam um carro do outro e o custo deles despenca. Lembra da injeção eletrônica? Tinha gente que achaba que era frescura e não sairia do Gol GTi em 1988 pra haver em outro carro. Hoje 100% dos carros possuem. Hoje, sem ela seria impraticável atender a legislação ambiental, mas a partir de 1993 a injeção começou a fazer parte de quase todos os carros por imposição do mercado. O sistema flex é outro exemplo. Mimo mesmo é roda de liga-leve e teto-solar…
Isso sem falar na ditadura do preto-e-prata, mas aí é outro assunto e chega de ser rabugento!
Raphael Phanton,
Você tem razão em parte, quando fala sobre a massa comprar carro popular. Mas o que dizer de consumidores mais abastados preferirem comprar um Golf, um Stilo ou um City LX (os dois primeiros sem airbags e ABS, o terceiro, sem ABS) do que comprar um 307, um C4, um Sentra ou um Cerato, TODOS com Air bags e ABS e na mesma faixa de preço? O mesmo vale para carros compactos pouco equipados x o Kia Picanto…
É a questão que falávamos sobre o conservadorismo e o preconceito com as "newcomers". Isso deixa as grandes numa zona de conforto há de eterno. Enquanto o mercado aceitar pagar mais por menos só porque é um VW ou um Honda, continuaremos recebendo menos!
Por que será que na Argentina, Chile e México os carros são mais baratos e mais equipados?
Ter um carro com Air Bag duplo e ABS não tem nada a ver com bolso. Tem a ver com bom senso. Com 24k eu posso comprar um Uno pelado ou um Renault CLIO 1.6 AUTHENTIQUE 16V HI-FLEX 2007/2008 com Ar, direção, Air Bag duplo e Freio ABS.
http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado…
Agora, cada um faz a escolha que acha melhor. Eu escolho o segundo.
Eu prefiro o UNO, pelado, mas 0km… Praticamente um cheque administrativo, dinheiro na mão a custo de manutenção quase zero! Econômico, potente, veloz e confiável com melhor valor de revenda.
O GOL VAI TER QUEDA LIVRE AGORA POR CAUSA DOS MOTORES TNT!
i30 MARAVILHOSO!
ASTRA,MALTRATA OS BRASILEIROS,POVO PARA DE COMPRAR PARA VER SE A GM,FAZ UM CARRO DECENTE!
HYUNDAI FAZ CARRO PRA BAIXA RENDA!EU QUERO TER UM HYUNDAI!
Estranho o desempenho da Honda, todos modelos tiveram quedas expressivas. os carros nao deixaram de ser bons, nem tiveram alta significativa, tbm nao creio que os consumidores "descobriram" agora que a montadora cobrapor, um modelo similar, mais caro que a concorrencia. Pra mim houve algum probema na fabrica, falta de componentes ou mesmo mudança de modelo 09/10, nao parece ser algo do mercado. Vamos esperar novembro.