Até que abril não foi um mês ruim para as vendas de carros no Brasil. Mesmo com a extensão do desconto do IPI, o volume foi menor que o de março e mesmo que o de abril de 2008: 225 000 unidades emplacadas, queda de 14% e 9,6%, respectivamente. Ainda assim foi melhor que o começo do ano e bom se pensarmos que muita gente antecipou a compra do carro novo temendo o aumento dos preços em abril.
Ou seja, quase todas as marcas tiveram quedas – a exceção foi a Hyundai, por exemplo, que subiu 21%. O principal responsável foi o Azera (foto) que emplacou mais de 1 000 unidades. Era previsto: com descontos pesados para tentar minar a chegada do novo Fusion, o sedã mais que dobrou seu volume. Mas o Tucson também colaborou, voltando ao patamar das 1 800 unidades, mais que o CR-V (1 411) e que o Captiva, a decepção do mês, com 893 emplacamentos.
Lá em cima, o Gol manteve a ponta, com 22603 unidades, e o Palio, o 2º lugar, com 16 297. O Mille é que foi bem, com 13 809 carros, assim como o Fox, que agora é o 4º mais vendido do país, à frente do Celta.
Mas show mesmo quem deu foi o Siena. O sedã da Fiat, de versão nova (EL) foi o mais vendido do mercado, à frente até do Corsa Sedan. Foram 9 255 unidades, distanciando-se assim do Voyage. Os principais mercados responsáveis por esse crescimento foram São Paulo (+530), Rio de Janeiro (+395) e Pernambuco (+150).
Entre as marcas, a Fiat ampliou a liderança, a Volks manteve o 2º lugar e a Chrevrolet, o 3º, embora tenha vendido bem menos. A novidade é a Toyota ter pulado para 7º lugar, superando a Peugeot. A marca japonesa está atrás agora de Renault e Honda, esta a 5ª mais vendida.
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