Ao contrário da Hyundai, que se perdeu na ganância em relação ao Sonata (a ponto de vender o mais sofisticado Azera por um preço menor), a Kia terá uma situação mais definida em se tratando de sedãs sofisticados (luxo é uma palavra reservada aos Série 7, Classe S e A8, entre outros).
O novo Optima e o inédito Cadenza ocuparão espaços bem claros na linha da marca. O primeiro deverá gter preço entre R$ 85.000 e R$ 90.000, motor 2.4 litros de 180 cv e câmbio automático de seis marchas. Já o Cadenza custa R$ 119.900 na versão normal e R$ 124.900 na versão com teto solar duplo. O motor é um V6 de 2.5 litros e 290 cv.
O Cadenza já começa a ser vendido após o salão enquanto o Optima, que assume esse nome no lugar do antigo Magentis, passa a ser comercializado em fevereiro de 2011. A Kia também exibe um Optima com motor 2.0 e acabamento mais simples. As rodas, por exemplo, são mais discretas que as do modelo de lançamento.
Quem vier ao salão talvez os confunda, embora haja como distingui-los com um pouco de atenção. Agora, o preço do Cadenza parece um pouco acima da média, embora seja um carro grande e muito bem equipado. A ideia é oferecer um design atraente e um pacote de equipamentos acima da média pelo preço de um Classe C180 ou BMW Série 320. Vamos ver se dá certo. Nesse aspecto, a Hyundai já goza de uma imagem mais consolidada enquanto a Kia ainda precisa ganhar musculatura para dizer que é premium nessa faixa.