Uma pena que as minivans médias tenham naufragado no Brasil. Até que a Citroën consegue um bom volume com a família Picasso (Xsara, C4 e C4 Grand) e a Chevrolet encontre clientes para a Zafira de duas gerações atrás, mas a verdade é que os crossovers tornaram esse segmento inexpressivo. Pelo menos na Europa ele continua com força, como dá para constatar ao ver a nova geração da Zafira, da Opel, mostrada aqui como Tourer Concept.
Com presença marcada para o Salão de Genebra, a nova minivan vem na roupagem de protótipo e as viagens de sempre. Algumas a gente aproveita, outras não. No caso da Zafira, o teto panorâmico que muda de tonalidade é bem bacana assim como nos encostos de cabeça estilosos. As telas de LCD do sistema de entretenimento também cairiam bem na versão de produção, mas sabe-se lá se isso não será tirado depois. Vamos ser otimistas: as portas suicidas da nova Meriva ficaram e são bem práticas, como conferi no Salão de Paris do ano passado.
De negativo, na minha modesta opinião, são os faróis em formato de bumerange, ideia trazida do Ampera, o “Volt” da Opel. Não nego que é um tremendo diferencial, mas, não sei, parece enjoativo. De repente, estou sendo conservador. Seja como for, para ver a nova Zafira, só com passagem marcada para Europa.
[nggallery id=34]