Uma pena que as minivans médias tenham naufragado no Brasil. Até que a Citroën consegue um bom volume com a família Picasso (Xsara, C4 e C4 Grand) e a Chevrolet encontre clientes para a Zafira de duas gerações atrás, mas a verdade é que os crossovers tornaram esse segmento inexpressivo. Pelo menos na Europa ele continua com força, como dá para constatar ao ver a nova geração da Zafira, da Opel, mostrada aqui como Tourer Concept.
Com presença marcada para o Salão de Genebra, a nova minivan vem na roupagem de protótipo e as viagens de sempre. Algumas a gente aproveita, outras não. No caso da Zafira, o teto panorâmico que muda de tonalidade é bem bacana assim como nos encostos de cabeça estilosos. As telas de LCD do sistema de entretenimento também cairiam bem na versão de produção, mas sabe-se lá se isso não será tirado depois. Vamos ser otimistas: as portas suicidas da nova Meriva ficaram e são bem práticas, como conferi no Salão de Paris do ano passado.
De negativo, na minha modesta opinião, são os faróis em formato de bumerange, ideia trazida do Ampera, o “Volt” da Opel. Não nego que é um tremendo diferencial, mas, não sei, parece enjoativo. De repente, estou sendo conservador. Seja como for, para ver a nova Zafira, só com passagem marcada para Europa.
[nggallery id=34]
europeu é menos suscetível a modismos: lá tem espaço para crossover e para minivan; eles compram de acordo com a utilização mais racional.
No Brasil é que a moda nos carros é mais forte: lembro quando começaram a surgir as minivans e elas entravam na moda, tinha gente sem filhos, que andava em 2 pessoas no máximo no carro, comprando Scenic, Meriva e Picassos.
Agora a vez é dos SUV na porta de colégio.
Achei o design muito bonito e inovador.A nossa Zafira chegou até a ser novidade em 2001 quando foi lançada,7 lugares,600 lts de porta mala,etc.Tive uma nessa época,CD 2.0 16 v,motor fraco nas baixas rotações,mas que melhorava em média e alta.Só que a GMB parou por aí com a Zafira,e hoje temos uma Zafira nacional pra lá de obsoleta e grande bebedora flex,boa para táxi de aeroporto.O segmento de minivans médias segue sendo representado pela Citroen,a Scenic acabou,minivan média no Brasil tem seus dias contados,só ficam mesmo as pequenas.
Agora eu me lembrei da Zafira OPC que chegava a 260 km/h , será legal uma versão OPC dessa nova Zafira
Não sei se é porque é o meu estilo, mas eu adoro minivans e peruas. E pelo menos aqui em Floripa se vê muita minivan.
Picasso, Meriva (já esteve melhor), Idea e agora o Livina vendem bem por aqui. É claro que os SUV's estão crescendo afinal tem sido os principais lançamentos. Culpa maior das coreanas como o Sportage, Tucson, Veracruz, Santa Fé, Sorento. E as espectativas em cima do SUV da Renault, do novo ecosport e mini captiva.