O Grupo PSA anunciou recentemente a finalização da compra das marcas Opel e Vauxhall; cinco meses após terem assinado o projeto. Agora, o conglomerado francês conta com cinco fabricantes, o que inclui ainda a Citroën, DS e Peugeot. Estas mudanças passam a posicionar a PSA como o segundo maior fabricante de automóveis no continente europeu, com participação de 17% no primeiro semestre deste ano; ficando atrás apenas do Grupo Volkswagen.
De início, a Opel e a Vauxhall começam a elaborar um novo plano estratégico para reestabelecer os seus fundamentos econômicos. O novo plano será apresentado no prazo de 100 dias e deve se beneficiar das sinergias geradas pela nova entidade; estimada em aproximadamente 1,7 bilhão de euros por ano. O objetivo é gerar um fluxo de caixa livre operacional positivo em 2020 e uma margem operacional de 2% em 2020 e de 6% em 2026.
“É um dia histórico”, declarou o CEO da Opel GmbH, Michael Lohscheller. “Estamos orgulhosos de integrar o Grupo PSA, abrindo um novo capítulo de nossa história depois de 88 anos passados com a General Motors. Continuaremos a disponibilizar para todos a tecnologia “made in Germany”. Com o compartilhamento de nossas forças, poderemos transformar a Opel e a Vauxhall e tornar suas atividades rentáveis e autofinanciadas. Fixamos claramente o objetivo de reestabelecer a rentabilidade em 2020”.
“Estamos assistindo hoje ao nascimento de um verdadeiro campeão europeu”, destacou o Presidente Mundial do Grupo PSA, Carlos Tavares. “Ajudaremos a Opel e a Vauxhall a resgatar sua rentabilidade e desejamos estabelecer juntos novas referências para a indústria. Vamos dar vazão ao potencial dessas marcas emblemáticas e ao imenso potencial dos talentos que as compõem. A Opel continuará a ser alemã, a Vauxhall continuará a ser britânica. Elas estão em total adequação com nosso portfólio atual de marcas francesas – Peugeot, Citroën e DS Automobile”.
A equipe de Lohscheller contará com quatro novos integrantes: Christian Müller (atual vice-presidente global de sistemas de propulsão da marca), que assume a posição de vice-presidente de engenharia; Remi Girardon (atual vice-presidente sênior de estratégia industrial do Grupo PSA), que entra como vice-presidente industrial; Philippe de Rovira (atual Controller da PSA), novo CFO da Opel, e Michelle Wen, que chega como vice-presidente de compras e Supply Chain.