Ícone do site BlogAuto

Ônibus Mercedes-Benz iniciam operação no BRT do norte do País

Mercedes-Benz O 500 MA

Como parte do desenvolvimento do transporte coletivo nas grandes capitais do Brasil, a Mercedes-Benz anunciou a comercialização de 15 unidades do chassi articulado O 500 MA para o primeiro sistema BRT (Bus Rapid Transit) da região norte do País, mais precisamente em Belém, estado do Pará. Os novos ônibus da empresa são os primeiros a operar no trecho que interliga o Terminal Mangueirão à estação Antonio Baena, com 19 quilômetros de extensão.

O Mercedes-Benz O 500 MA é equipado com uma carroceria para transportar até 140 passageiros, com direito ainda a ar-condicionado e piso alto para facilitar e otimizar o embarque e desembarque de passageiros. Para os gestores e operadores, a expectativa é reduzir o tempo das viagens em até 70%.

“Disponibilizamos às empresas operadoras um O 500 MA de nossa frota de demonstração durante um mês, para que elas pudessem comprovar, na prática, os atributos do nosso veículo, como força, excelente desempenho, robustez e resistência na severa aplicação do transporte coletivo”, diz o diretor de vendas e marketing da divisão de ônibus da Mercedes-Benz no Brasil, Walter Barbosa. “Os técnicos de demonstração fizeram um primeiro treinamento aos motoristas locais, instruindo-os a extrair o máximo de conhecimento do nosso ônibus articulado”.

Mercedes-Benz O 500 MA

Além disso, a área de peças e serviços ao cliente da Mercedes ofereceu treinamento aos motoristas que operam os ônibus em Belém, tendo como foco a dirigibilidade, segurança e economia, aspectos fundamentais para quem passou a operar um ônibus articulado de 28 toneladas e 18 metros de comprimento.

Além de Belém, os ônibus da Mercedes-Benz circulam nos principais sistemas de transporte coletivo urbano de outras grandes regiões metropolitanas do País, como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba. “Tanto no BRT, como em sistemas por corredores ou faixas exclusivas, nossa participação é extremamente expressiva. São cerca de 70% de participação da marca no segmento urbano no País”, informa Walter Barbosa.

Mercedes-Benz O 500 MA

A linha de chassis Mercedes-Benz para ônibus articulados conta com quatro modelos: superarticulados O 500 UDA Low Entry (piso baixo) e O 500 MDA (piso alto) e também os articulados O 500 UA Low Entry (piso baixo) e O 500 MA (piso alto). Os ônibus Low Entry são indicados para pontos de embarque ao nível de calçada, enquanto os de piso alto são mais adequados à corredores que utilizam plataformas de embarque elevadas.

Todos estes chassis da marca são indicados para corredores, faixas exclusivas e BRT, ficando a cargo dos gestores e operadores a escolha do modelo que melhor atenda ao perfil e ao dimensionamento da capacidade do seu sistema de transporte.

Ao todo, a linha da Mercedes-Benz dispõe de mais de 90 versões, com modelos para transporte urbano, rodoviário, fretamento, turismo e escolar, desde o microônibus para 19 passageiros ao superarticulado para mais de 200 pessoas.

Sair da versão mobile